O programa Pauta Brasil desta segunda-feira, 10 de janeiro, ouviu dois economistas para saber quais os prognósticos da economia do país. A partir desta edição, o Pauta Brasil das segundas-feiras será sempre em torno de temas econômicos, tanto avaliando conjunturas e cenários, como debatendo soluções para os principais desafios da economia brasileira e mundial.

Com mediação de Elen Coutinho, economista e diretora da Fundação Perseu Abramo, Lígia Toneto e Guido Mantega abordaram os cenários que poderemos viver no Brasil.

Lígia Toneto é economista, integrante do “Desajuste: economia fora da curva” e dirigente do PT-SP. Ela falou sobre o agravamento da pobreza e da miséria e a “aceleração da inflação, com impacto forte nos preços dos alimentos, gás de cozinha e combustíveis, corroendo mais a condição de vida”. Questões como desemprego, crescimento de demanda doméstica, o retorno da desigualdade, “foram geradas por uma ausência de política voltada para os mais pobres”, falou.

“Temos a demanda doméstica reprimida, famílias e empresas endividadas. E na semana passada Bolsonaro vetou a lei voltada a socorrer as micro e pequenas empresas. Não vemos nenhum projeto para mudar a economia neste governo”, disse. E defendeu saídas estruturais e inversão do projeto de desenvolvimento em andamento no país hoje. “Precisamos de uma agenda que pense o papel do Estado nas medidas econômicas, com transição ecológica”, disse.

Guido Mantega é economista, ex-ministro do Planejamento e da Fazenda. Ele lamentou que o futuro dos jovens esteja em perigo “com esta política neoliberal posta em prática desde 2016. E quais os resultados desta política?”. Para ele, o que temos é a “pior situação social da república brasileira. A previsão para o crescimento de 2022 é 0.36 e a cada semana a meta vai caindo. A economia está estagnada e o governo não sabe como nos tirar dessa situação”.

Guido apresentou números que mostram a situação do país piorando. “Já tivemos dois trimestres negativos. Portanto nós estamos com uma economia estagnada, sem dinamismo nenhum”, apesar das promessas da reforma trabalhista e da Previdência, relembrou.

Para recuperar essa economia, a primeira coisa a fazer é um grande projeto de investimentos, defendeu Guido. Outro ponto importante são os gastos do governo, que tem feito cortes em saúde e em investimentos. “Apesar da inflação ser mundial por causa da pandemia, o Brasil é o terceiro em inflação por conta de suas políticas absurdas”, apontou.

Guido Mantega ainda relatou que Lula tem conversado com o governo espanhol para entender como feita e desfeita a reforma trabalhista lá. Este tema foi comentado durante o programa como exemplo de medida que não só não gerou empregos como piorou as condições de trabalho no país.

A importância do setor público, a inflação elevada gerada pela Covid mundialmente, o estrago promovido pela pandemia e a falta de ação do governo Bolsonaro, as dificuldades para o futuro dos jovens no mercado de trabalho, o aumento da desigualdade e da pobreza, criação de oportunidades, estiveram no programa desta segunda. Assista a íntegra do Pauta Brasil aqui

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebooke perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aquie acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`