Os desafios da educação e da pesquisa para a agricultura familiar
Nesta sexta-feira, dia 6 de agosto, o Pauta Brasil debateu os desafios da educação rural e da pesquisa agropecuária. Com mediação de Artur Araújo, da Fundação Perseu Abramo, participaram do programa a agricultora e sindicalista Ângela de Jesus e o agrônomo e professor universitário Valdo José Cavallet.
Ângela de Jesus, presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais do Pará, considera a pesquisa relevante e questiona para quem servem os resultados das pesquisas e se de fato chegam às áreas remotas. Falando da Amazônia, para ela a pesquisa precisa ter um olhar para o extrativismo, para a floresta e biodiversidade. “Inovações são necessárias, mas têm de ocorrer com uma perspectiva para a produção com mais qualidade, menos uso dos recursos naturais, adaptação ao meio ambiente em transformação, tendo em vista as mudanças climáticas”. Ângela lembra que antes todos diziam “se você não estudou terá de ficar no campo, mas hoje para ficar no campo é preciso estudar”. Do ponto de vista da agricultura familiar para “entender as conseqüências das mudanças climáticas no nosso modo de produção é preciso estudar”, enfatiza. No entanto, lembra que o acesso do agricultor familiar à pesquisa ainda é escasso.
O agrônomo Valdo José Cavallet, professor na Universidade Federal do Paraná Litoral, inicia sua exposição frisando que “educação não pode ser confundida com escolarização e que ao falar sobre o rural e a agropecuária não se pode ver o campo como um lugar de produção, mas antes como um lugar de vida”. Resgata a importância da cultura afro e principalmente da cultura indígena em nossa formação, assim como o saber popular constituído milenarmente (citando Leonardo Boff) e “distante” do saber científico e acadêmico, voltado para o econômico e não para o social. Fala, ainda segundo Boff, que o dia em que unirmos o saber popular com o saber científico em prol da população faremos uma revolução. Recorre a Paulo Freire para lembrar que não há saber mais ou saber menos, mas saberes diferentes, que precisam ser integrados com determinado objetivo.
Assista a íntegra do programa abaixo.
Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.