Leia abaixo o comunicado conjunto dos quatro países, traduzida por Matias Cardomingo, da equipe do Observatório da Crise do Coronavírus.

Cooperação regional entre Argentina, Uruguai, México e Chile para repatriação recíproca de seus cidadãos

Comunicado conjunto Argentina, Chile, México e Uruguai

O Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Adoração da Argentina, o Ministério das Relações Exteriores do Chile, o Ministério das Relações Exteriores do México e o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai relatam que entre os dias 11 e 13 de abril de 2020 realizaram uma bem-sucedida operação humanitária conjunta de repatriação recíproca de 386 cidadãos dos quatro países afetados pelo fechamento de fronteiras e cancelamento de voos comerciais devido à crise sanitária do COVID-19.

Essa iniciativa é um sinal da vontade determinada de colaborar conjuntamente em uma situação cada vez mais complexa e de restrições mais estritas derivadas da pandemia. Necessitou de logística e coordenação extraordinárias com autoridades de vários níveis de governo de cada país para garantir segurança e conformidade com medidas sanitárias internacionais. Os aviões das Forças Aéreas do México e do Uruguai realizaram duas rotas: Cidade do México-Buenos Aires-Santiago do Chile-Cidade do México e Montevidéu-Buenos Aires-Montevidéu.

Como resultado dessa operação humanitária regional, foi possível repatriar para seus respectivos locais de origem 160 mexicanos afetados por restrições de mobilidade nos três países, 65 chilenos que permaneceram na Argentina, além de 123 argentinos e 38 uruguaios que estavam presos no México.

Argentina, Chile, México e Uruguai reafirmam seus tradicionais laços de amizade e cooperação, ao mesmo tempo em que reafirmam seu firme compromisso de oferecer assistência e proteção diplomática a seus cidadãos em condições vulneráveis no exterior, principalmente diante da pandemia do COVID-19.

Fonte: https://www.gob.mx/sre/prensa/cooperacion-regional-entre-argentina-chile-mexico-y-uruguay-pa ra-la-repatriacion-reciproca-de-sus-respectivos-nacionales?state=published

`