Ouça o áudio: https://sfo2.digitaloceanspaces.com/brasil-de-fato-radio-agencia/09-11-19%20-%20DISCURSO%20LULA%20TVT.mp3

“As ideias que nós construímos coletivamente não poderiam ser presas, elas iam continuar pairando por aí. E aqui estou eu, livre como um passarinho.”

As palavras são parte do discurso feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde deste sábado (8), no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP).

Acompanhado por lideranças políticas e de movimentos populares, o petista falou por aproximadamente 45 minutos à multidão presente no local.

Esse foi segundo pronunciamento do ex-presidente desde que foi libertado no final da tarde da última sexta-feira (8). Lula reforçou suas críticas à atuação de parte da imprensa e da Justiça na condução do processo que resultou em sua prisão.

“Eu duvido que o [Sérgio] Moro durma com a consciência tranquila que eu durmo. Eu duvido que o [Deltan] Dallagnol durma com a consciência tranquila eu durmo. Aliás, eu duvido que o Bolsonaro durma com a consciência tranquila que eu durmo. Eu quero dizer pra eles: eu estou de volta”, disse.

Lula também reiterou seu desejo de viajar em caravana pelo Brasil e reafirmou sua disposição para a luta.

“Eu quero construir esse país com a mesma alegria que construímos quando governamos. A única coisa que eu tenho certeza é que estou com mais coragem de lutar do que quando eu saí daqui”, afirmou.

Ao final do discurso, Lula agradeceu aos apoiadores e lamentou a impossibilidade de abraçar e beijar cada uma das pessoas presentes.

“Eu quero, do fundo do coração, agradecer a cada um de vocês. A única coisa que eu não vou fazer na vida é trair a confiança que vocês têm em mim”, concluiu.

Edição: Geisa Marques  – Brasil de Fato

`