Na opinião do economista Marcelo Manzano, “Maria da Conceição Tavares é uma das mais brilhantes figuras públicas deste país, uma mulher de grande envergadura que orientou o debate público, lutou o bom combate e provocou a reflexão acadêmica brasileira e latino-americana desde meados do século passado até os dias de hoje”.

O livro ‘Maria da Conceição Tavares: vida, ideias, teorias e políticas’, organizado por Hildete Pereira de Melo, com a colaboração da própria Maria da Conceição, é uma publicação em parceria da Editora Fundação Perseu Abramo, Centro Celso Furtado e Expressão Popular. Conta ainda com um caderno de imagens com parte de sua história, desde a infância, passando pela sua experiência na Câmara dos Deputados e na vida acadêmica.

Segundo Fernando Nogueira da Costa, em artigo publicado na Carta Capital, “Maria da Conceição Tavares construiu uma carreira acadêmica reconhecida internacionalmente, como atesta a publicação inglesa A biographical dictionary of dissenting economist (2000) – ela é uma das quatro mulheres selecionadas entre os cem mais importantes economistas heterodoxos mundiais do século 20 e a única mulher da América Latina. Seguramente, Conceição Tavares foi a pioneira brasileira da Economia e até os dias atuais ainda não passou o bastão da mais importante economista nacional”.

E ele ainda explica que “os textos apresentados foram publicados nos livros e coletâneas produzidos por ela ao longo do tempo. Estes representam sua contribuição teórica e empírica ao processo de desenvolvimento das economias latino-americanas e, particularmente, da brasileira”.

Comemorado no dia 13 de agosto, o dia do Economista ganhou uma boa homenagem. Leia aqui a íntegra do livro que terá lançamentos em São Paulo e Rio de Janeiro. A divulgação dos eventos será a partir da próxima semana.

`