Com informações da revista Fórum e da redação da Agência PT de Notícias

O PSOL realiza, nesta terça-feira (29), a partir das 18 horas, ato público em defesa de Jean Wyllys e da democracia, na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco), em São Paulo. O evento é organizado juntamente ao Centro Acadêmico XI de Agosto. O ato vai contar com a presença de juristas, lideranças partidárias e sociais, intelectuais e artistas, além de apoiadores da luta LGBT, dos direitos humanos e da democracia.

Estão confirmadas as presenças de Guilherme Boulos, Fernando Haddad, Manuela D’Ávila, Daniela Liborio (conselheira federal da OAB), Amelinha Teles e Laerte Coutinho.

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) anunciou na quinta-feira (24) que iria deixar o Brasil e abrir mão de seu mandato. Eleito pela terceira vez consecutiva em 2018, Wyllys é a principal referência da luta pelos direitos LGBTI no Congresso e, diante da ascensão de Jair Bolsonaro à presidência, teme por sua vida e sua integridade física. O parlamentar vinha recebendo graves ameaças a ele e familiares.

Gleisi prestou solidariedade a Wyllys -A presidenta do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann e o vice-presidente do PT Márcio Macedo prestaram sua solidariedade ao deputado Jean Wyllys. “Precisa ficar claro que Bolsonaro será cúmplice de qualquer coisa que acontecer ao deputado Jean Wyllys daqui pra frente, porque quem comemora uma decisão dessas com a pessoa dizendo que está se sentindo ameaçada, que pode morrer, falando das milícias do Rio de Janeiro que são ligadas à família Bolsonaro, dá a ele [Bolsonaro] total responsabilidade pela vida e pela integridade do deputado”, afirma Gleisi.

Ela ainda acrescenta. “Quero aqui, como presidenta do PT manifestar solidariedade ao deputado Jean Wyllys, dizer ao Jean Wyllys que ele tem aqui defensores e fazer um apelo para que ele não deixe o país, para que ele fique aqui e resista. Nós temos que enfrentar o que está acontecendo, nós não podemos abaixar a cabeça, essa gente não pode achar que é melhor que o povo brasileiro não pode achar que é forte e não pode achar que ganha no grito.”

Em seguida, Márcio Macedo, vice-presidente do PT, também se solidarizou ao deputado federal Jean Wyllys. Ele disse. “Eu fui deputado federal junto com o Jean, ele é um ser humano decente, é um grande brasileiro, é um homem honrado, é um cidadão e um deputado qualificadíssimo em defesa da democracia, em defesa do Brasil, dos brasileiros.” Ele afirma ainda. “O que está acontecendo é um absurdo e isso é coisa do século 18, nós não podemos permitir que isso aconteça em nosso país.” Márcio Macedo também faz um apelo para que Jean Wyllys permaneça. “Fique no nosso país que é o seu lugar e vamos enfrentar a tirania e o absurdo que essa turma de Bolsonaro está fazendo em nosso país.”

`