Juventudes foram tema da sexta sessão do Ciclo sobre Brasil Rural
A sexta sessão do Ciclo de Debates “Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural”, promovido pelas fundações Perseu Abramo e Friedrich Ebert (FES), foi realizada no dia 8 de agosto e teve como tema Juventude e Sucessão Rural.
A mesa de debates contou com as presenças Luiza Dulci, economista e ex-assessora de Juventude do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Elisa Guaraná, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e Mazé Morais, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Com transmissão ao vivo pela tevêFPA, o Ciclo ainda contou com participação de convidados presenciais.
Em suas apresentações, as convidadas abordaram temas como a diversidade e especificidade das juventudes do campo, como fez Luiza Dulci: “apesar das fragilidades dos dados sobre o Pronaf e outras políticas de desenvolvimento rural, os jovens do campo têm consciência dos avanços que os governos Lula e Dilma promoveram”. Para ela, “o povo do campo e sua juventude serão os que vão sofrer mais com o golpe em vigência no Brasil”.
Elisa Guaraná falou sobre a organização juvenil nos últimos anos, a experiência das conferências nacionais. Segundo sua exposição, “a juventude rural se apresenta nos espaços nacionais e passa a participar do cenário nacional com presença forte”. Para a professora é preciso olhar com carinho para o tema da educação no campo, “e deve ser nosso esforço lutar contra o golpe no ensino universitário e pelo que conseguimos na educação no campo”.
Mazé Morais reafirmou a necessária continuidade da luta contra o machismo no campo e na cidade. “O trabalho das mulheres continua sendo visto como ‘ajuda’ e precisamos promover condições para que os jovens fiquem no campo a partir de políticas públicas”. Para ela, o momento político pode derrotar conquistas importantes para a classe trabalhadora.
Em sua participação, o pesquisador Marcelo Galiza, do Ipea, apresentou dados interessantes da pesquisa sobre os significados da permanência no campo, com dimensões da experiência juvenil.
Os demais presentes apresentaram temas como a permanência no campo, o retorno ao mundo agrário, a maior presença feminina no campo, acesso à saúde e educação e investimento em educação.
Assista a íntegra do debate:
Saiba mais
– FPA e FES lançam ciclo de debates sobre o campo
– FPA e FES debatem mudanças climáticas
– Ministro Patrus Ananias é o próximo convidado do Ciclo Brasil Rural
Fotos: Sérgio Silva