29 crianças e adolescentes foram assassinados por dia no Brasil em 2013. Número de homicídios subiu 19,7% em 10 anos
Ano 4 – nº 328 – 08 de julho de 2016
Crescem mortes por causas externas entre crianças e adolescentes no Brasil
O Relatório “Violência Letal Contra as Crianças e Adolescentes do Brasil”, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), revela que quase 29 crianças e adolescentes foram assassinados por dia no Brasil em 2013. O Brasil ocupa o 3º lugar em homicídios de crianças e adolescentes no contexto de 85 países analisados.
Causas externas (acidentes de transporte, suicídios e homicídios) vitimaram 689.627 crianças e adolescentes entre 1980 e 2013. Nesse período, os homicídios passam de 0,7% para 13,9% no total de mortes de crianças e adolescentes até 19 anos de idade, acidentes de transporte passam de 2,0% para 6,9% e os suicídios, de 0,2% para 1,0%, enquanto as causas naturais de óbito diminuem de forma contínua e acentuada nas três décadas analisadas. Assim, aumenta a participação das causas externas no total de mortes de crianças e adolescentes.
O número de homicídios de crianças e adolescentes de até 19 anos de idade subiu 19,7% em 10 anos, entre 2003 e 2013, sendo a principal causa do aumento drástico nas causas externas das mortes de crianças e adolescentes. Crianças e adolescentes negros são vítimas de homicídio 178% mais do que brancos.
Os índices de suicídio de crianças e adolescentes no Brasil são relativamente baixos quando comparados a outros países, mas vêm crescendo: em quase todas as idades (excluindo a de 19 anos), as taxas de suicídio aumentaram entre 2003 e 2013. Nota-se que os municípios que aparecem nos primeiros lugares nas listas de mortalidade suicida são locais onde há assentamento indígena.
Quanto a letalidade em acidentes de transporte, o Brasil está entre os quinze primeiros países em um universo de 87 países. A mortalidade de motociclistas é a principal causa de morte por acidentes de transporte da faixa etária e aumentou 1.378,8% entre 1996 e 2013, passando de 113 para 1.671 por ano.
Para ler mais:
Violência Letal contra as Crianças e Adolescentes do Brasil leia mais
Relatório Violência Letal Contra as Crianças e Adolescentes do Brasil leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.