Desemprego medido pelo IBGE apresentou redução de 7,9% da PEA, em outubro, para 7,5%, em novembro
Ano 3 – nº 339 – 17 de dezembro de 2015
ECONOMIA NACIONAL
Desemprego cai e varejo se recupera em novembro:Os dados sobre o desemprego e o comércio varejista para o mês de novembro vieram positivos, surpreendendo alguns analistas. A taxa de desemprego medida pelo IBGE apresentou redução de 7,9% da População Economicamente Ativa (PEA) em outubro para 7,5% em novembro. Esse resultado ocorreu devido à estabilização no tamanho da população desocupada (1,8 milhão de pessoas) em relação ao mês anterior. As comparações com o mesmo mês de 2014, no entanto, permanecem bastante negativas, com queda no nível de ocupação (-3,7%), aumento no número de desocupados (53,8%) e piora do nível de desocupação (de 4,8% para os atuais 7,5%). Apesar da queda da desocupação, o rendimento médio real habitual apresentou queda de 1,3% na comparação mensal e 8,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o comércio varejista apresentou reação no mês de novembro, com crescimento de 0,6% no varejo restrito, em grande medida puxado pela alta da venda de alimentos em supermercados. Apesar da melhora pontual, o comércio varejista apresenta queda de 3,6% no ano e 5,6% na comparação com o mesmo período de 2014.
Comentário: A melhoria de alguns índices inflacionários, de emprego e setoriais em novembro não deve ser olhada como a reversão de uma tendência recessiva, mas certamente representa um alento para o governo em um momento político delicado. A melhoria na inflação deve prosseguir no primeiro trimestre de 2016, com a substituição no acumulado de doze meses do período inicial de 2015 pelo período inicial de 2016, que terá inflação mais baixa. Apesar disso, a indexação certamente jogará um papel importante e a queda da inflação não deve ser tão imediata, fazendo com que as expectativas inflacionárias para o próximo ano permaneçam acima do teto da meta. Já no campo do emprego e da atividade, nada leva a crer que haverá uma mudança na direção da recessão nos próximos meses, sendo possível apenas um alívio temporário em função das festas de fim de ano. O problema real será reverter a tendência recessiva em 2016, uma vez que o ano já terá início com elevada taxa de desemprego e queda da renda. Para reverter este cenário, o governo precisa primeiro superar a tentativa de impeachment, normalizando a situação política e, se valendo deste novo momento, propor uma nova estratégia de crescimento para a economia brasileira. Superar o impeachment e o debate vencido sobre ajuste recessivo (que já cumpriu sua função) é a chave para o país voltar a crescer em 2016.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
Desemprego/Brasil
9h
IBGE
IPC-FIPE/Brasil
5h
FIPE
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.