De 2005 a 2014, o ProUni ofereceu bolsas a 706.557 homens (47% do total de bolsas) e a 790.668 mulheres (53% do total)
Ano 3 – nº 255 – 16 de dezembro de 2015
Bolsistas do Prouni: sexo, cor/raça e região
Dados retirados do site do Prouni mostram a quantidade de bolsas parciais e integrais ofertadas por ano (ver gráfico abaixo). Em 2015 foram oferecidas 329.117 bolsas.
Prouni – Bolsas ofertadas por ano Fonte: Prouni – Dados e Estatísticas
De 2005 a 2014, o programa ofereceu bolsas a 706.557 homens (47% do total de bolsas) e a 790.668 mulheres (53% do total), o que condiz com o fato de que as mulheres são a maioria dos estudantes universitários do país. Os dados também mostram que 45,8% dos beneficiários do programa de 2005 a 2014 foram brancos, 38,2% pardos, 12,6% pretos, 1,8% amarelos e 0,1% indígenas. Apesar da grande participação de brancos no programa, ele tem contribuído significativamente para ampliar a presença da população não branca no ensino superior.
Quanto às regiões do país, os dados mostram que 50% das bolsas são ofertadas no Sudeste (que concentra, no entanto, 41% da população brasileira, segundo dados do Censo de 2010). Em segundo lugar, a região Sul concentra 19% das bolsas, o Nordeste 15%, o Centro-Oeste 10% e o Norte 6%.
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.