Lançamento em BH: “é hora da indignação vencer a perplexidade”
No último dia 30 de novembro foi lançado em Belo Horizonte (MG) o documento Por Um Brasil Justo e Democrático
No último dia 30 de novembro foi lançado em Belo Horizonte (MG) o documento Por Um Brasil Justo e Democrático. O evento foi realizado durante reunião da Comissão de Trabalho e Previdência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e contou com a presença de militantes, ativistas e estudiosos.
Presente no debate, o presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA), Marcio Pochmann, declarou que “o Brasil tem alternativas. Não podemos seguir o caminho dos derrotados e é preciso romper com a lógica do mercado”. Ele lembrou que o documento oferece diretrizes para o debate, entre eles o crescimento é fundamental, assim como a transformação do Estado brasileiro, ampliação da renda da população e e gerar a recomposição do projeto de nação.
Joaquim Palhares, secretário geral do Fórum 21, festejou mais um lançamento do documento. “Daqui ainda iremos a Porto Alegre, Salvador e Recife”, anunciou. Palhares leu as cartas enviadas pelos ausentes: os senadores Roberto Requião e Lindberg Farias, a deputada federal Jandira Feghali e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo.
Os economistas e professores Eli Iola Andrade e Fabricio Oliveira, também presentes ao lançamento, foram colaboradores do documento. Para Iola, “é hora da indignação vencer a perplexidade” e Fabricio acredita que o “ajuste é política de tema arrasada” e reafirmou a necessidade de o país fazer a reforma tributária.
Nilmário Miranda, secretário de Direitos Humanos do governo de Minas Gerais e ex-presidente da FPA, e Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT/MG, também fizeram parte da mesa, que abrigou também parlamentares do PT e do PCdoB.
Por Um Brasil Justo e Democrático já foi lançado em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Iniciativa das entidades Brasil Debate, Centro Internacional Internacional Celso Furtado de Políticas Para o Desenvolvimento, Fundação Perseu Abramo (FPA), Fórum 21, Le Monde Diplomatique Brasil, Plataforma Política Social e Rede Desenvolvimentista, o documento contrapõe o discurso liberal largamente difundido de que políticas de austeridade focadas no curto prazo – como o ajuste fiscal levado a cabo atualmente – seriam o caminho para que o país volte a crescer.
No dia 10 de dezembro, na Casa do Jornalista, será realizada a primeira reunião, em Belo Horizonte, após o lançamento, para dar seguimento aos debates e encaminhamentos.
Assista a íntegra do lançamento: