Pesquisa pioneira aborda as maiores dificuldades enfrentadas pelos ciclistas nas grandes cidades brasileiras e aponta tendências de mobilidade urbana

FPA Informa - Política Social nº 250

FPA Informa - Política Social nº 250
Ano 3 – nº 250 – 04 de dezembro de 2015

Perfil do ciclista brasileiro

O recém-lançado estudo “Perfil do Ciclista Brasileiro” tem como objetivo oferecer informações sobre os usuários e o uso da bicicleta como transporte urbano no Brasil. Foram realizadas entrevistas com 5012 ciclistas em Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A pesquisa traz dados agregados para todo o país, mas também para cada uma das cidades em que ocorreu. Os dados agregados para o país mostram o perfil jovem dos ciclistas brasileiros: 34,3% declararam estar na faixa etária de 25 a 34 anos, como mostra o gráfico abaixo.

Faixa etária – ciclistas entrevistados em todo o Brasil

FPA Informa - Política Social nº 250

A pesquisa ainda mostra que 31,4% dos ciclistas entrevistados declararam usar a bicicleta 5 dias por semana e 28,1% 7 dias por semana. Outro dado interessante é que 42,9% dos ciclistas declararam começar a usar a bicicleta como meio de transporte por considerá-la mais prática e rápida, o que mostra a necessidade de repensar a mobilidade urbana no Brasil hoje.

Segundo os organizadores, esta é a primeira pesquisa brasileira sobre o perfil dos ciclistas urbanos com abrangência nacional. A pesquisa aborda as maiores dificuldades enfrentadas pelos ciclistas, representando uma importante fonte de dados sobre as tendências de mobilidade urbana no Brasil e para o desenho de políticas públicas.

Para ler mais:

Perfil do Ciclista Brasileiro – parceria pela mobilidade
leia mais

Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta Pesquisa Perfil do Ciclista
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
FPA Informa - Política Social nº 250
FPA Informa - Política Social nº 250