No dia 27 de novembro foi a vez do Rio de Janeiro ser palco do lançamento do documento com presença variada de militantes

No dia 27 de novembro foi a vez do Rio de Janeiro ser palco do lançamento do documento Por Um Brasil Justo e Democrático.

Assista a íntegra do lançamento aqui:

No teatro da Universidade Cândido Mendes, no centro do Rio, a mesa de debate era grande: Marcio Pochmann, Joaquim Palhares, os senadores Lindberg Farias e Roberto Requião, a deputada federal comunista Jandira Feghalli, Roberto do Amaral, Carlos Lessa, Laura Carvalho, líderes e militantes dos movimentos sociais, deputados e vereadores.

'Por Um Brasil Justo e Democrático' é recebido no Rio de Janeiro

 

Na quente sexta-feira, antes do lançamento foi realizada coletiva de imprensa, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Na coletiva, Palhares falou sobre o documento e lembrou a quantidade de entidades e personalidades que aglutina. “O documento tem duas partes: a econômica e a social. Pretendemos levar ao Brasil todo, de maneira suprapartidária”, explicou.

O economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, apresentou as diretrizes do documento e lembrou que o resultado é trabalho coletivo, que envolveu muitos colaboradores em diversas partes do Brasil. “Composto por dois volumes, ele resgata as propostas de reformas que foram estabelecidas nos anos 1960 e que seguem sem ser realizadas. Ele se debruça sobre os problemas atuais do Brasil de hoje”, disse.

Pochmann pergunta onde queremos chegar com o Brasil que temos hoje e para ele, “neste momento do capitalismo mundial torna irrelevante a política, o documento fala em recuperar a política com P maiúsculo”.

A mesa, com representantes tão variados, em suas falas apontaram o documento como rumo para os debates sobre o emprego, a mobilidade social, saída pela esquerda, unidade dos movimentos sociais, contra a retirada de direitos, pela reforma do Estado brasileiro, a necessidade de reindustrialização, mudança na relação do Estado com o mercado.

'Por Um Brasil Justo e Democrático' é recebido no Rio de Janeiro

Por Um Brasil Justo e Democrático já teve lançamentos em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os organizadores pretendem ainda em 2105 levar os debates para pelo menos mais três capitais. As atividades são transmitidas ao vivo pela tevêFPA e os vídeos podem ser acessados no canal Youtube da FPA.

Veja a galeria de fotos aqui.

Baixe os dois volumes do documento:

 

– Mudar para sair da crise – Alternativas para o Brasil voltar a crescer (Vol. I);

 

– O Brasil que queremos – Subsídios para um projeto de desenvolvimento nacional (Vol. II).

 

Envie críticas e sugestões para [email protected]

 

Saiba mais

 

– Entidades lançam projeto de desenvolvimento

Nota conjunta das entidades que organizaram o documento “Por um Brasil Justo e Democrático”

– Sobre o documento “Por Um Brasil Justo e Democrático”

– ‘Por um Brasil Justo e Democrático’ será discutido no Rio de Janeiro

– ‘Por Um Brasil Justo e Democrático’ é lançado em Brasília

 

Fotos: Marcio de Marco