O panorama mostrado pelo boletim do Ipea, a partir dos dados da Pnad Contínua, se mostra preocupante para o ano de 2015
Ano 3 – nº 236 – 30 de outubro de 2015
Ipea: deterioração dos índices do mercado de trabalho
Boletim Mercado de trabalho: conjuntura e análise n°59, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), lançado nesta semana, analisa dados recentes do mercado de trabalho brasileiro.
O panorama mostrado pelo boletim do Ipea, a partir dos dados da Pnad Contínua, se mostra preocupante para o ano de 2015, pois tanto a taxa de desemprego quanto a taxa de informalidade registram crescimentos expressivos no primeiro semestre de 2015.
O gráfico abaixo mostra a evolução da taxa de desocupação no Brasil e percebe-se que, em curto espaço de tempo, houve um grande aumento da mesma, invertendo o movimento de queda contínua dos últimos anos.
Taxa de desocupação em % – Brasil, 2012 a 2015
Também, o boletim mostra que a informalidade tem aumentado no ano de 2015 e os rendimentos médios reais têm caído. Ainda, frisa a preocupante “ausência de indícios de reversão nesse contexto”. O boletim indica também que a piora dos indicadores afeta sobretudo os homens e os mais escolarizados, grupo que tende a ter papel relevante na geração da renda familiar. Os dados indicam assim que está ocorrendo uma reversão do movimento de reestruturação do mercado de trabalho observado nos anos 2000.
O boletim ainda traz uma discussão sobre o Plano de Proteção ao Emprego (PPE), terceirização e economia solidária.
Para ler mais:
Ipea analisa mercado de trabalho de todo o território nacional leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.