Apesar da aceleração em relação ao mês de setembro, o resultado do IPCA-15 de outubro não surpreendeu os analistas
Ano 3 – nº 325 – 21 de outubro de 2015
ECONOMIA NACIONAL
IPCA-15 sobe dentro das expectativas em outubro: Apesar de apresentar uma aceleração em relação ao mês de setembro, o resultado do IPCA-15 de outubro não surpreendeu os analistas, registrando alta de 0,66% contra expectativa de aumento de 0,67% por parte dos economistas do mercado financeiro. Em setembro, o índice havia apresentado aumento de 0,39%, sendo que em outubro de 2014 o aumento registrado foi de 0,48%. A alta dos preços nesta primeira leitura do IPCA de outubro se deve em grande medida aos aumentos nos preços dos combustíveis e no botijão de gás, que tiveram seus aumentos autorizados pela Petrobras devido a desvalorização cambial recente e impactaram o grupo transportes (com alta de 0,8%) e habitação (alta de 1,15%), puxando o resultado para cima. Com este resultado, o IPCA-15 acumula alta de 8,49% no ano e 9,77% no acumulado de doze meses.
Comentário: O aumento do IPCA-15 reflete em grande medida as pressões sobre o preço dos bens cotados em dólar, que apresentou forte valorização nos últimos meses. A desvalorização do real (ou valorização do dólar) encarece os produtos cotados em dólar, impactando os índices de inflação. Por outro lado, o efeito da recessão é deflacionário, pois retira demanda da economia e reduz salários, pressionando uma série de preços (em particular de serviços) para baixo. A rigidez da inflação brasileira, marcada ainda pela indexação, faz com que a queda da inflação seja mais lenta do que sua subida, mas existe uma clara e inequívoca tendência de desaceleração dos preços nos próximos meses, fazendo com que as expectativas para a inflação de 2016 sejam bastante inferiores a inflação que se verificará em 2015. Desta maneira, faz pouco sentido insistir em uma estratégia de controle da demanda através de aumentos na taxa de juros, uma vez que a inflação de demanda já está em queda. O decisivo para a trajetória dos preços nos próximos meses será a conquista de alguma estabilidade na taxa de câmbio e o fim do aumento acima da inflação dos preços administrados, que pressionaram tanto o IPCA no início deste ano. A redução do acumulado da inflação no início de 2016 trará a oportunidade para o BACEN discutir o início da redução das taxas de juros, que atualmente dificultam a retomada do crescimento econômico do país.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPCA-15/Brasil
9h
IBGE
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.