O Instituto Lula realiza nesta segunda-feira (5), às 14h30, o seminário “Bolívia: Dez anos de transformações políticas, étnicas e sociais”, com a presença do vice-presidente boliviano Álvaro García Linera e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro será em São Paulo, para convidados, com transmissão ao vivo pela internet no site do Instituto Lula.

Álvaro García Linera publicou inúmeros ensaios, artigos acadêmicos e uma dezena de livros sobre teoria política, formação econômica, movimentos sociais e sistema democrático. Nos anos 90, participou da guerrilha indigenista Túpac Katari, o que lhe custou cinco anos de prisão.

Integrou-se ao Movimento ao Socialismo (MAS) e foi eleito vice-presidente nas eleições de 2005, junto do presidente Evo Morales. Os dois mandatários foram reeleitos com ampla maioria dos votos em 2009 e 2014.

Várias das obras de Linera foram traduzidas para outros idiomas e algumas delas publicadas por organismos de cooperação internacional. A mais recente, uma coletânea de ensaios, se chama “A potência plebeia: ação coletiva e identidades indígenas, operárias e populares na Bolívia” (Boitempo Editorial), no Brasil.