Aumento do número de acidentes em um ano foi de 50,3%, tendo as mortes crescido 34,5% e a quantidade de feridos, 50%
Ano 3 – nº 220 – 23 de setembro de 2015
Ipea: aumento vertiginoso dos acidentes, feridos e mortos nas rodovias federais
Segundo relatório Acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras, divulgado na manhã desta quarta-feira, 23, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos dez anos, o Brasil registrou aumento de 50,3% no número de acidentes em rodovias federais (de 112.457 acidentes em 2003 a 169.163 em 2014), tendo as mortes crescido 34,5% e a quantidade de feridos, 50%. A tabela abaixo mostra a quantidade de acidentes e tipos de vítimas para 2014. Segundo o relatório, que usa como base os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Minas Gerais apresentou o maior número de acidentes e mortos.
Quantidade de acidentes nas rodovias federais e de vítimas (2014).
Fonte: Ipea, 2015
Embora tenha sido registrado aumento absoluto, a quantidade de acidentes por veículo caiu, resultado de uma expansão vertiginosa da frota de carros e motocicletas: de 2003 a 2014, foi registrado um crescimento de 136,5% na frota brasileira, sendo 102,6% para os automóveis e 269,8% para motocicletas, com diferenças regionais. Chama atenção o crescimento ainda maior da frota de motocicletas no Nordeste.
Ainda segundo o relatório, apesar dos automóveis estarem envolvidos na maior parte dos acidentes nas rodovias (75% dos acidentes envolveram automóveis, enquanto somente 18% motos), aqueles envolvendo motocicletas são proporcionalmente mais letais: respondem por 40% de todas as lesões graves e 28% dos mortos.
Segundo o relatório, os acidentes de trânsito no Brasil matam cerca de 45 mil pessoas por ano e deixam mais de 160 mil pessoas com lesões graves, sendo grande parte dessas mortes nas rodovias brasileiras e em especial nas rodovias federais.
Para ler mais:
Acidentes de Trânsito nas Rodovias Federais Brasileiras: Caracterização, Tendências e Custos para a Sociedade leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
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