O IBGE divulgou nesta manhã o IPCA-15, apurando para setembro acumulo de alta de 0,39%, inferior ao do mês anterior
Ano 3 – nº 315 – 22 de setembro de 2015
ECONOMIA NACIONAL
Prévia do IPCA confirma desaceleração da inflação: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta manhã o IPCA-15, índice de preços com a mesma base de cálculo do IPCA, mas que registra a inflação entre os dias 15 de cada mês. O resultado apurado para setembro acumulou alta de 0,39%, inferior ao apurado no mês anterior, quando havia registrado elevação de 0,43%. O resultado ficou em linha com o esperado pela maioria dos analistas de mercado, tendo sido profundamente influenciado pelo aumento de preços das passagens aéreas (23,17%) e do botijão de gás (5,34%), que somados representaram um terço da alta deste índice de preços. Devido a estes aumentos, os grupos que mais apresentaram alta foram transportes (0,78%) e habitação (0,68%), com alimentação e bebidas tendo registrado deflação de 0,06%. Com este resultado, o IPCA-15 acumula alta de 7,78% em 2015 e 9,57%, no acumulado de 12 meses.
Comentário: A queda no ritmo de alta da inflação já era esperado para o segundo semestre de 2015, uma vez que o efeito do aumento das tarifas públicas está se dissipando e a recessão tem se aprofundado, o que impõe uma pressão deflacionista ao conjunto da economia. É evidente que a persistência da desvalorização cambial mantém uma pressão de alta nos preços dos produtos transacionáveis, assim como em alguns serviços que tem sua cotação em dólar (como é o caso das passagens aéreas). Apesar disso, é de se esperar que, com a estabilização do câmbio, o prosseguimento da desaceleração da atividade e o desaquecimento do mercado de trabalho, a inflação continue em um movimento de redução no acumulado de 12 meses, em particular a partir de 2016, quando haverá a substituição do primeiro trimestre de 2015 (marcado pela alta dos preços administrados) pela inflação dos primeiros meses de 2016. Neste cenário, a possibilidade de redução da taxa de juros estará aberta, uma vez que a rápida redução do acumulado da inflação irá elevar a taxa real de juros caso não seja acompanhada de uma queda na taxa nominal. Com câmbio mais desvalorizado, juros e inflação em queda, os primeiros pilares para a retomada do crescimento econômico estarão colocados, sendo possível elaborar uma nova estratégia de crescimento que supere o momento recessivo que nos colocamos em 2015.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPCA-15
9h
IBGE
PMI Industrial/China
22h45
Caixin
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.