Devido ao aumento da incidência de suicídios, sua prevenção foi incluída no Plano de Ação de Saúde Mental 2015-2020
Ano 3 – nº 216 – 14 de setembro de 2015
Opas: prevenção do suicídio é prioridade de saúde pública
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a prevenção do suicídio é uma prioridade de saúde pública, tendo sido incluída no Plano de Ação de Saúde Mental 2015-2020, especialmente devido ao seu crescimento em alguns locais da América Latina e do Caribe.
Segundo dados da entidade, 65 mil pessoas cometem suicídio nas Américas por ano, representando 12,4% das mortes por causas externas na região. Os dados também mostram que as taxas de suicídio masculinas na América são quatro vezes maiores que as femininas. No Caribe não-latino encontra-se a taxa mais alta e no México a taxa mais baixa. Já em termos de idade, os grupos mais afetados são os jovens, seguidos de homens idosos, como se percebe pela tabela abaixo, para países selecionados.
Taxas de suicídio por 100.000 habitantes, por grupos de idade, em determinados países (2000 – 2004) Fonte: Opas
Circunstâncias que podem aumentar o risco, segundo a Opas, são o consumo de álcool em excesso e outras substâncias, perda de trabalho e problemas financeiros, dores crônicas/doenças e o histórico familiar de suicídio. Prevenir o suicídio passaria por identificar as pessoas em risco e intervir com o apoio da família e comunidade, fortalecer as políticas para a saúde mental, implementar políticas para reduzir o consumo prejudicial de álcool, entre outras medidas.
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.