Devido ao aumento da incidência de suicídios, sua prevenção foi incluída no Plano de Ação de Saúde Mental 2015-2020

FPA Informa - Política Social 216

FPA Informa - Política Social 216
Ano 3 – nº 216 – 14 de setembro de 2015

Opas: prevenção do suicídio é prioridade de saúde pública

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a prevenção do suicídio é uma prioridade de saúde pública, tendo sido incluída no Plano de Ação de Saúde Mental 2015-2020, especialmente devido ao seu crescimento em alguns locais da América Latina e do Caribe.

Segundo dados da entidade, 65 mil pessoas cometem suicídio nas Américas por ano, representando 12,4% das mortes por causas externas na região. Os dados também mostram que as taxas de suicídio masculinas na América são quatro vezes maiores que as femininas. No Caribe não-latino encontra-se a taxa mais alta e no México a taxa mais baixa. Já em termos de idade, os grupos mais afetados são os jovens, seguidos de homens idosos, como se percebe pela tabela abaixo, para países selecionados.

Taxas de suicídio por 100.000 habitantes, por grupos de idade, em determinados países
(2000 – 2004)

FPA Informa - Política Social 216 Fonte: Opas

Circunstâncias que podem aumentar o risco, segundo a Opas, são o consumo de álcool em excesso e outras substâncias, perda de trabalho e problemas financeiros, dores crônicas/doenças e o histórico familiar de suicídio. Prevenir o suicídio passaria por identificar as pessoas em risco e intervir com o apoio da família e comunidade, fortalecer as políticas para a saúde mental, implementar políticas para reduzir o consumo prejudicial de álcool, entre outras medidas.

Para ler mais:

World Suicide Prevention Day
leia mais

Suicide mortality in the Americas
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
FPA Informa - Política Social 216
FPA Informa - Política Social 216