Estudo da Cepal sobre mudanças climáticas questiona o regime de organização econômica, política e social atual
Ano 3 – nº 209 – 27 de agosto de 2015
Cepal: mudanças climáticas, atividades econômicas e políticas públicas
Nos últimos meses, especialmente devido à crise da gestão dos recursos hídricos no Sudeste do Brasil, diversas têm sido as produções científicas e jornalísticas que atentam para a questão das mudanças climáticas e a necessidade urgente de ajuste das políticas públicas à nova realidade climática.
A discussão de como adaptar as políticas públicas e as atividades humanas em geral às mudanças climáticas, no entanto, não se restringe ao Brasil: documento recente da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) – Cambio climático, políticas ambientales y regímenes de protección social: Visiones para América Latina – aponta que as mudanças climáticas se combinam com outros problemas da economia mundial para questionar o regime de organização econômica, política e social atual. Ainda mostra que os efeitos das mudanças climáticas seriam regressivos na ausência de outras políticas e que os países latino-americanos apresentam diferentes capacidades institucionais de lidar com tais desafios.
Ainda, nos dias 26 e 27 de agosto, especialistas se reúnem na sede da mesma Cepal, em Santiago, no Chile, para discutir a agricultura frente às mudanças climáticas, visando contribuir com a nova agenda de desenvolvimento (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030) a ser aprovada em setembro. O encontro centra foco na discussão de adaptação e redução dos efeitos das mudanças climáticas, segurança alimentar e financiamento, e conta com a participação de representantes dos governos da região, pesquisadores e especialistas do setor privado. Entre as maiores preocupações do seminário estão a discussão do risco que as mudanças climáticas trazem à soberania alimentar e ao combate à fome, bem como discutir como tornar a agricultura ecologicamente sustentável.
Em uma região com tantas fragilidades institucionais e em que a agricultura tem tanta importância, espera-se que as discussões possam efetivamente contribuir para a implementação de novas políticas públicas na região, de forma a diminuir os impactos das mudanças climáticas.
Para ler mais:
Expertos abogan por una agricultura sostenible para combatir el hambre y el cambio climático leia mais
Seminario en CEPAL abordará soluciones ante los retos que plantea el cambio climático para la agricultura leia mais
Cambio climático, políticas ambientales y regímenes de protección social: Visiones para América Latina leia mais
O futuro climático da Amazônia: Relatório de Avaliação Científica leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.