Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou hoje a sétima edição do Boletim de Análise Político-Institucional
Ano 3 – nº 200 – 05 de agosto de 2015
Ipea: macroeconomia e investimentos em saúde no Brasil
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou hoje a sétima edição do Boletim de Análise Político-Institucional.
Uma das análises no boletim, intitulada “Macroeconomia e Saúde: apontamentos para uma agenda de pesquisa”, de autoria de Salvador Vianna, trata da relação entre as políticas macroeconômicas no Brasil recente e o setor da saúde.
O autor argumenta que o SUS tem grande impacto positivo sobre a economia brasileira, contribuindo para a geração de investimentos, de inovações, de renda, de emprego e de recursos fiscais: segundo o estudo, a cadeia produtiva da saúde movimenta um volume de recursos superior a 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera 7,5 milhões de empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva. Assim, também em termos econômicos, a saúde é estratégica e precisa estar inserida em uma política de desenvolvimento.
Ainda segundo o autor, a expansão dos gastos globais se reflete no surgimento de desequilíbrios no setor industrial ligados ao complexo da saúde: os gargalos produtivos e a falta de investimentos em áreas de alto conteúdo tecnológico impactam a balança comercial com o aumento crescente do conteúdo importado. O autor aponta também que, apesar dos avanços do SUS, os gastos privados vêm ganhando importância crescente no orçamento das famílias.
Assim, para Vianna, a integração entre as políticas voltadas para o desenvolvimento do sistema de saúde e aquelas voltadas para a promoção do desenvolvimento industrial e da inovação é uma forma de garantir ao país benefícios econômicos gerados pelos gastos em saúde.
Para ler mais:
7º Boletim de Análise Político-Institucional leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.