Prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) apresentou alta no mês de julho, após registrar cinco quedas consecutivas
Ano 3 – nº 294 – 21 de julho de 2015
ECONOMIA NACIONAL
Confiança da indústria volta a subir após cinco meses de queda: A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou alta no mês de julho, após registrar cinco quedas consecutivas. De acordo com o indicador preliminar, o ICI apresentou alta de 0,6% na comparação mensal com junho, registrando 68,5 pontos (onde qualquer valor abaixo de 100 indica contração). Segundo a FGV, este resultado foi influenciado principalmente pela melhoria no Índice de Expectativas (IE), que avançou 3%, alcançando a marca de 68 pontos. Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA) permaneceu em queda, tendo recuado 2% e atingido a marca de 69 pontos. Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) apresentou avanço de 0,3%, partindo de 78,2% em junho para 78,5% em julho.
Comentário: Podem ser vislumbrados três momentos claros de ruptura nas expectativas empresariais nos últimos anos no Brasil. Após uma rápida recuperação pós-crise de 2009, a confiança industrial se manteve em níveis elevados até o início do primeiro governo Dilma, quando sofreu uma retração com o ajuste recessivo promovido pelo governo em seu início de mandato. Esta queda foi revertida, a partir de meados de 2011, quando o governo adotou uma postura mais “industrialista”, priorizando o investimento privado. O cenário de recuperação da confiança se mantém até meados de 2013, quando sofreu uma abrupta queda (inclusive quebrando a barreira dos 100 pontos e indo para o campo “negativo” durante alguns poucos meses), em decorrência da incerteza política provocada pelas manifestações de junho daquele ano. Superada a crise política daquele ano, a confiança volta a apresentar queda vertiginosa em meados de 2014, ao longo da campanha presidencial, onde a incerteza política reinava mais uma vez. Curiosamente, a eleição de Dilma e o final de 2014 marcaram um momento de estancamento do processo de queda, com as expectativas apresentando leve recuperação após o período de grande queda. Porém, assim que a presidenta anunciou seu novo ministério e os novos rumos propostos para a economia, as expectativas voltam a desabar, ficando em patamares inferiores aos verificados no pior momento da crise de 2009. Resta saber se a atual reversão na tendência de queda das expectativas veio para ficar, marcando um novo ponto de inflexão (ou mesmo um patamar de sustentação) após os abalos do ajuste fiscal e monetário já terem sido devidamente incorporados nos planos dos empresários.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
ICI
9h
FGV
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.