Jefferson Lima fala sobre a construção do 3º Congresso da juventude petista
3º ConJPT ocorre em Brasília e irá avaliar as resoluções do 5º Congresso e o debate sobre a redução da maioridade penal
Sergipano de 27 anos e historiador por formação, Jefferson Lima diz que chega ao final da gestão com sentimento de gestão vitoriosa e diz que precisa chegar ao 3º congresso da JPT com o cenário muito forte e com a juventude unida para enfrentar os próximos desafios.
Na entrevista ao Portal e para a Rádio Linha Direta, Jefferson destacou que a Secretaria Nacional da Juventude deu uma nova cara para o partido durante o 5º Congresso e comentou o debate em torno da redução da maioridade penal. Ele ainda adiantou o regulamento e como a juventude petista pode fazer para participar do 3º congresso da JPT que ocorrerá no mês de novembro, em Brasília, no Distrito Federal.
Para Jefferson, as cotas de mulheres, juventude e negros e negras na executiva, definidos no 4º Congresso do partido, mostram o avanço da organização partidária e como uma nova cara surgiu no PT. “Esse 5º Congresso, com a nova formação no PT, deu uma nova cara para o partido. O PT tem uma nova identidade, o partido consegue em suas direções, suas composições do congresso, metade homem, metade mulheres e uma participação muito grande da juventude e os companheiros e as companheiras do movimento negro. Segundo ele, o 5º Congresso do PT foi importante por debater a vida interna partidária, o processo de eleição e organização, política de alianças. “Um congresso que debateu a nossa política internacional […]e que debateu a nossa perspectivas com a juventude, ao extermínio da juventude negra, a nova política de drogas, o combate a homofobia, a nossa luta inthttp://www.institutolula.org/lula-defende-a-petrobras-e-convoca-petroleiros-a-preservar-maior-empresa-do-brasilensa contra a maioridade penal. Foi um congresso que envolveu a diversidade de companheiras e companheiros do PT de todos os estados e de todo o canto deste país”, avalia.
Na entrevista, Jefferson também falou sobre os trâmites do 3º Congresso da JPT, aprovado durante o congresso do partido. “Lançamos o 3º Congresso e estamos no processo de construção, da identidade visual, da plataforma política e o que a juventude do PT vai apresentar para esse próximo período é um congresso que tem uma perspectiva de mobilizar mais de quinze mil pessoas na base, entre estados e municípios. Os congressos começam no mês de agosto e setembro, com as etapas municipais e, no mês de outubro, os congressos estaduais e, no mês de novembro, entre os dias 19 e 22, será realizado o nosso 3º Congresso Nacional da Juventude do PT, em Brasília”, explica.
A luta contra o extermínio da juventude negra, segundo Jefferson, é um dos principais eixos temáticos do Congresso da JPT. Ele ainda pontua a luta pela aprovação do projeto que acaba com o atos de resistência, o fortalecimento do plano Juventude Viva. “O congresso tem três eixos, o primeiro é analise de conjuntura, debater a conjuntura nacional e internacional, a influência do capitalismo no continente latino-americano, na força conservadora que vem crescendo em nosso continente, essa relação com o Brasil. (…) Tem um outro ponto que é essa questão da agenda de direitos da juventude, que envolve a criminalização da homofobia, que envolve a luta contra o extermínio da juventude negra, que envolve o fortalecimento ao combate ao machismo, ao racismo, a todos os preconceitos, a intolerância religiosa, todos os preconceito que a ainda existe na nossa sociedade e discutir essa nova agenda de direitos sociais para juventude brasileira”. Para isso, Jefferson destaca a necessidade de dialogar com o jovem no campo e da cidade, do morro e do asfalto, que, além refletir sobre agenda de atividades e direitos, deve debater a organização interna e o fortalecimento da juventude do PT.
O Congresso da JPT também vai eleger as novas direções municipais, estaduais e nacional da Juventude do partido. “É um congresso que temos boas expectativas e um congresso que vai envolver uma nova geração, uma geração valente que saiu de um processo eleitoral vitorioso com a eleição da nossa presidenta Dilma, que está em espaços nos governos do PT, municipais e estaduais, que estão disputando espaços nos legislativos e nos parlamentos brasileiro e ocupando espaços estratégicos nas direções do partido em todos os níveis, na municipal, estadual e nacional. Por isso, precisamos qualificar a nossa juventude, construir um processo de mobilização intenso”, diz.
Jefferson avalia que essa gestão da JPT chegará ao fim com a sensação de dever cumprido. “Foi uma gestão vitoriosa que conseguiu avançar com segmentos na sociedade, que não tinha relação com o PT e cumpriu um papel importante na eleição, na candidatura a reeleição da nossa presidenta Dilma, e a agora aponta um novo cenário, uma nova construção (…) São boas as expectativas desse 3º Congresso para que a gente possa terminar o mês de novembro e terminar o ano com o cenário muito forte, com a juventude unida para enfrentar o desafio que temos pela frente”, aponta.
Jovens, com até 29 anos e um ano de filiação ao PT, poderão participar da construção das etapas do Congresso. Jovens não filiados também podem participar como convidados.
A participação na etapa municipal, seguida da estadual, viabiliza a participação do jovem como delegado e direito a voto no Congresso Nacional da JPT.
Na entrevista, Jefferson pede apoio para a organização das etapas municipais e estaduais. “O primeiro passo é organizar uma comissão em seu município que vai tocar as tarefas do congresso em seus municípios, procurar os jovens do PT. Vamos lançar, até o dia 15 de julho, o regimento [Interno do Congresso ] pegar o regimento direitinho, ver todos os artigos e todos os parágrafos até o início de agosto, poder construir essas comissões municipais de organizações. Em agosto e setembro chamar os congressos e definir local, dia, para que possa ter acompanhamento da nacional, das comissões organizadoras estaduais e fazer os debates nos municípios, tirar os delegados e participar do congresso estadual. Só podem virar delegado ou delegada, com direto a voz e voto, quem for filiado ao PT até 29 anos de idade. Quem tiver 29 anos, até o mês de agosto de 2015. É fundamental que possa verificar isso no site do PT, www.pt.org.br ou no portal Linha Direta (www.linhadireta.org.br), lá vão ter várias informações, também vão servir para tirar todas as dúvidas sobre os processos de mobilizações, mas o que eu oriento é já começar organizar as comissões”, indica.
Ao final do bate-papo, Jefferson analisa as decisões desse congresso conservador que quer encarcerar os jovens negros e pobres, com a redução da http://www.institutolula.org/lula-defende-a-petrobras-e-convoca-petroleiros-a-preservar-maior-empresa-do-brasilmaioridade penal.
Ouça a íntegra da entrevista: