O Conselho Internacional da Flacso, reunido em Madri, em junho, aprovou a parceria da instituição latino-americana com a FPA

O conselho Internacional da Flacso, reunido em Madri, neste mês de junho, aprovou a parceria da instituição latino-americana com a Fundação Perseu Abramo (FPA), no mestrado profissional em “Estado e Políticas Públicas”. A decisão é resultado de conversações que vinham sendo realizadas pelas duas entidades desde o ano passado. E é um dos desdobramentos, entre outros já previstos, de um convênio abrangente firmado em março de 2015.

“Para os estudantes de nosso mestrado, isso significa uma grande conquista, o reconhecimento internacional de uma instituição marcante na América Latina. Identificando-se com a história do continente no século 20, a Flacso constituiu uma escola de pensamento e ação que marcou e marca as lutas pela construção de uma América Latina sem veias abertas, para um pensamento latino-americano não colonizado e para políticas que caminhem para a liberdade e para a justiça social”, comemorou Reginaldo Moraes, coordenador do Mestrado da FPA.

Para ele, “este passo é um empreendimento inédito em nosso país – uma agenda de formação de especialistas em políticas públicas com um olhar voltado para o desenvolvimento de um país mais justo e menos desigual. Não é pouco. Mas tem mais: abrem-se perspectivas para novas parcerias, aqui e nos outros países do continente. Elas virão.”

Ainda neste mês de junho, Flacso e FPA encaminharão, conjuntamente, a proposta de programa à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para julgamento e credenciamento. O programa é significativamente enriquecido com a participação dos pesquisadores e professores da Flacso e com a retaguarda de seu acervo de produções intelectuais, consagrado em cursos, publicações e eventos. Os estudantes que completarem as atividades do programa (disciplinas e trabalho final) terão o título latino-americano conferido pela Flacso.

“Para nós, a aprovação do mestrado pelo Sistema Flacso é de fundamental importância e reflete a responsabilidade da parceria com a FPA. Desenvolver o curso de Mestrado “Estado e Políticas Públicas” é uma referência de qualidade política-social na formação dos participantes e a possibilidade de incidência na gestão das políticas públicas do nosso país”, declarou Salete Valesan Camba, diretora da Flacso responsável pela assinatura do convênio.

A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) é um organismo internacional, inter-governamental, autônomo, fundado em 1957, pelos Estados latino-americanos, a partir de uma proposta da Unesco. Em sua missão institucional tem como meta desenvolver a docência de pós-graduação, a pesquisa e a cooperação científica e assistência técnica, no campo das Ciências Sociais e suas aplicações e apoiar o desenvolvimento e a integração dos países da América Latina e Caribe. Visite o sita da Flacso e saiba mais sobre a instituição aqui.

Conheça a Área do Conhecimento da Fundação Perseu Abramo e saiba mais sobre o Mestrado e demais cursos em andamento.