IPCA-15 recua em março, mas segue em patamar elevado
Ano 3 – nº 266 – 17 de abril de 2015
ECONOMIA NACIONAL
IPCA-15 recua em março, mas segue em patamar elevado: O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que funciona como uma espécie de prévia do IPCA, registrou alta de 1,07%, uma queda em relação ao índice de 1,24% verificado em março. O principal item a influenciar o índice permanece sendo o custo da energia elétrica, que subiu 13,02% (decorrente tanto da entrada em cena das novas bandeiras tarifárias, quanto do aumento de tarifas autorizados pelo governo), sendo responsável por 42% da alta do IPCA-15 e 0,45 ponto no índice total. Com esta elevação, o grupo habitação apresentou aceleração de 2,78% para 3,66%, seguido pela elevação de 1,04% do grupo alimentação e bebidas e 0,94% do grupo vestuário. Com este resultado, o IPCA-15 acumulado em 12 meses foi de 8,22% em abril (maior que o resultado de março, quando o acumulado somava 7,9%), sendo 4,61% apenas no ano de 2015.
Comentário: A lenta desaceleração dos índices inflacionários decorre dos seguidos choques em tarifas públicas, cujos efeitos não apenas permanecem ao longo dos meses atuais, como se repetem com a permissão de novos aumentos tarifários no último mês. Além disso, impactos da desvalorização cambial já podem ser observados nos índices de preços no atacado, como nos evidencia a alta do IGP-M de 1,16% em abril, superior à alta de 0,84% de março. Estes impactos, concentrados principalmente no preço de produtos industrializados, devem manter a pressão sobre a inflação no varejo nos meses posteriores, que apesar disso tendem a se desacelerar com o fim dos efeitos das altas de tarifas. Sendo assim, a tendência é de queda gradual no IPCA até o final do primeiro semestre, com queda mais pronunciada nos índices mensais e acumulados em 12 meses ao longo do segundo semestre. Já é possível observar uma estabilização e até reversão das expectativas de inflação tanto para o ano de 2015 quanto para as projeções para 2016, indicando que a reversão na alta de preços deve ser bastante acentuada tanto no segundo semestre deste ano, quanto ao longo do próximo. A combinação de queda da atividade, tarifas devidamente ajustadas e câmbio já desvalorizado cria um cenário onde as pressões inflacionárias deverão refluir rapidamente, mantendo-se como fator de risco principal a constituição de alguma inércia dada a elevação rápida dos preços neste primeiro semestre de 2015.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPCA-15/Brasil
9h
IBGE
IGP-M/Brasil
8h
FGV
IPC-FIPE/Brasil
5h
Fipe
Inflação/EUA
9h30
FED
Inflação/Europa
5h
BCE
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.