Iole Ilíada, Joaquim Soriano e Fátima Cleide, diretores da Fundação Perseu Abramo, receberam no dia 24 de fevereiro representantes da Frente Guasu do Paraguai. Mônica Valente, secretária nacional de Relações Internacionais do PT também participou da reunião.

FPA recebe Frente Guasu, do Paraguai

Frente Guasu: Esperanza, Félix e Ricardo, no auditório da FPA

Esperanza Martinez, senadora e vice-líder da bancada da Frente Guasu, Ricardo Canese, secretário de Relações Internacionais da Frente, e Félix Ruíz, representante da Frente no Brasil, conversaram sobre ações e atividades que aproximem a FPA e a Frente.

A senadora Esperanza explicou que a Frente Guasu é uma união de movimentos sociais e partidos políticos progressistas e de esquerda, que acompanham o ex-presidente Fernando Lugo desde 2008 até o golpe de 2012. Hoje a Frente é a terceira força política do Paraguai.

Segundo Esperanza, “nosso interesse é trabalhar fraternalmente com a Fundação Perseu Abramo para a troca de experiências e conhecer os processos do Brasil, como por exemplo a organização política de base, a organização cidadã”. A senadora também anunciou que pretendem que essa aproximação os auxilie para as próximas eleições municipais que ocorrerão no Paraguai, em 15 de novembro de 2015.

FPA recebe Frente Guasu, do Paraguai

Reunião entre FPA, PT e Frente Guasu

Mônica Valente lembrou que “para o PT, o aprofundamento com a Frente Guasu é fundamental: o futuro do Brasil está muito vinculado com o da América Latina e Caribe e essas parcerias políticas e de trocas de experiŵencias são muito importantes para estabelecermos o caminho rumo à pátria grande”.

“Para que nos conheçam mais, para uma relação de confiança para gerar mudanças na América Latina e Paraguai, para nós é fundamental o PT”, comentou Canese. Para ele, “hoje estamos construindo com os movimentos populares algo mais sólido e queremos uma cooperação ampla com o PT e com o Brasil”.

Fotos: Marcio de Marco