Editora Fundação Perseu Abramo lança no Brasil obra de especialista argentino em políticas para o desenvolvimento

“É simpresmente injustificável que mais de 800 milhões de seres humanos passem fome ou estejam subnutridos, (…) no momento em que a produção agrícola mundial alcança recordes históricos. É vergonhoso o contraste entre a opulência de uma parcela ínfima e a pobreza extrema em vastas regiões do planeta”. Assim escreve o ex-presidente Lula no prefácio do livro “Como enfrentar a pobreza e a desigualdade? – Uma perspectiva internacional”, escrito por Bernardo Kliksberg, e lançado pela Editora Fundação Perseu Abramo. O livro pode ser acessado gratuitamente para download aqui.

A obra conta com 278 páginas, dividas em vinte e dois capítulos com títulos como “O que está acontecendo com os jovens no mundo e na América Latina?”, “Quem tem medo da participação”, e “A face olculta da discriminação e da pobreza”. Segundo Kliksberg ressalta na introdução, o livro busca contribuir para “compreender o mundo atual, frequentemente encoberto por mitos e falácias utilizados para ocultar a desigualdade e a concentração de riqueza do 1%; há que se enfrentar esses mitos e, baseando-se nos dados, aproximar-se da realidade”.

Como enfrentar a pobreza e a desigualdade?

Ainda na introdução, o autor afirma que o livro “está inspirado em uma ética central; em um humanidade que se debate entre a proposta de maximizar o egoísmo ou de resgatar a ética. É momento de recolher com ímpeto crescente o chamado de fraternidade, solidariedade e justiça que vem desde a sabedoria bíblica: devemos nos tornar responsáveis uns pelos outros”.

Argentino de Buenos Aires, Bernardo Kliksberg, é economista, sociólogo, escritor e professor. Considerado referência mundial em temas sobre a pobreza, Kliksberg é autor de 56 livros e centenas de trabalhos sobre o tema. Foi assessor em dezenas de países, a partir de órgãos internacionais da Organização das Nações Unidas, como Pnud, Unesco, Unicef, OIT, e também OEA, Organização Panamericana da Saúde, dentre outras. Atualmente é assessor especial de Políticas de Desenvolvimetno do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).