Boletim Diário de Política Social 66 – Educação superior: estudo analisa expansão e produtividade no setor
66
17 de setembro de 2014
Educação superior: estudo analisa expansão e produtividade no setor
Estudo publicado na última edição da Revista Eletrônica de Educação discute a produção de conhecimento no contexto das políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/1996. Mostra-se que, desde a segunda metade dos anos 1990, o Brasil vem intensificando o crescimento da graduação, da pós-graduação, da pesquisa e da produção do conhecimento científico, com forte predominância do setor privado na oferta dos cursos de graduação, enquanto prevalece a oferta pública de mestrados e doutorados.
Nos últimos 20 anos, tem prevalecido no governo federal uma compreensão de que a chamada “economia baseada no conhecimento” requer tornar a produção científica mais ajustada aos interesses das empresas e do país no contexto da globalização produtiva. Assim, observa-se um conjunto de políticas, programas, ações e mecanismos legais para promover a interação universidade-empresa e incentivar a inovação, a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Para os autores, as exigências do sistema produtivo e das agências de avaliação e fomento traz preocupações com a natureza e caráter da produção do conhecimento, uma vez que pode atender demandas mais econômicas que propriamente sociais.
Acompanhando esse cenário, a produção científica nacional teve, segundo os autores, um crescimento médio anual nos últimos 28 anos de 10,5%, três vezes a média mundial. No período supracitado, o número de artigos em periódicos internacionais cresceu 143,54%, enquanto o total de livros e capítulos de livros aumentou 117,07%.
Porém, aponta-se o decréscimo no número de docentes vinculados a programas de pós-graduação: no período analisado o número de docentes passou de 69.665 para 60.039, redução de 13,82%. Essa redução face ao aumento dos indicadores de produtividade tende a indicar um processo de intensificação de trabalho.
Moraes K. N., Azevedo M. L. N., Catani A. M. (2014) A produção do conhecimento no contexto das políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/1996: uma síntese. In: Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 1, p.119-132 leia mais
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.