FPA Informa 200 – IGP-10 volta ao campo positivo, indicando fim da deflação no atacado
200
17 de setembro de 2014
ECONOMIA NACIONAL
IGP-10 volta ao campo positivo, indicando fim da deflação no atacado: Após três meses consecutivos em deflação, o IGP-10 apresentou variação positiva no mês de setembro, conforme revelou a FGV na manhã desta quarta-feira. Em agosto, o índice havia caído 0,55%, revertendo-se em setembro para alta de 0,31%. A maior mudança de direção ocorreu no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que representa 60% do IGP e passou de queda de 0,91% em agosto para alta de 0,35% em setembro. O principal responsável por esta reversão foram os produtos agropecuários, que partiram de queda de 2,2% em agosto para alta de 0,61% no mês atual, enquanto a variação dos bens industriais foi menor, passando de -0,43% para 0,25% na leitura mais recente. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do índice, subiu 0,26% em setembro contra alta de 0,01% em agosto, pressionado pela queda menos acentuada no preço de hortaliças e legumes. No acumulado de 12 meses, o IGP-10 soma alta de 4,04%, sendo que em 2014 esta alta é de apenas 2,01%.
Comentário: O retorno dos IGPs ao campo positivo sinaliza uma retomada da “normalidade” da inflação nos meses vindouros, apesar de manterem-se em patamares abaixo da média histórica. A causa principal da aceleração dos preços, tanto no atacado quanto no varejo, é o fim da deflação de alimentos, que contribuiu para um período de índices inflacionários bastante contidos. De qualquer forma, não parece haver nenhum motivo para alarme ou preocupação excessiva no campo inflacionário, pois a dinâmica da inflação no final de 2013 foi bastante perversa e não deve se repetir no ano de 2014, o que levaria o índice para algo mais próximo de 6% do que do teto da meta. Resta a expectativa e incerteza a respeito do reajuste dos preços dos combustíveis, já que o reajuste deste ano de energia elétrica parece já ter em grande parte se concretizado. No caso dos combustíveis, o possível reajuste em dezembro pode levar o IPCA para próximo ao teto da meta novamente, a depender do aumento concedido.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.