Vendas no varejo recuam em junho como efeito dos feriados da Copa
FPA Informa 188 – Vendas no varejo recuam em junho como efeito dos feriados da Copa
188
14 de agosto de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Vendas no varejo recuam em junho como efeito dos feriados da Copa: Assim como a produção industrial, os dados de junho das vendas no varejo, divulgados esta manhã pelo IBGE, apresentaram retração, em grande medida influenciados pela queda no numero de dias úteis decorrentes dos feriados para a Copa do Mundo. A queda de 0,7% foi maior que a expectativa média dos analistas de mercado, que esperavam crescimento de 0,3% das vendas no período, após o varejo ter apresentado expansão de 0,3% em maio. A mudança de rumo nas vendas do varejo foi puxada pela queda nas vendas de veículos e motos (-12,9%), também influenciada pela crise argentina. Além disso, diversos outros setores apresentaram queda nas vendas, como é o caso de material de construção (-3,9%), combustíveis e lubrificantes (-2,3%), em móveis e eletrodomésticos (-2%). Na comparação com junho de 2013, as vendas varejistas apresentaram crescimento de 0,8%. Já no acumulado de 12 meses, o crescimento das vendas no varejo chega a 4,9%.
Comentário: A queda nas vendas do varejo em junho é resultado direto da Copa do Mundo e de seus feriados. Não seria plausível, com um numero muito inferior de dias úteis, que o resultado do mês repetisse o registrado em maio. Além disso, a partir de junho observa-se uma recuperação forte da confiança do consumidor, o que deve se refletir em um aumento acelerado do varejo nos meses seguintes. Segue preocupando a situação da indústria automobilística, que sofre o impacto direto da crise argentina e por isso registra péssimos resultados nos últimos meses. Por estas razões (queda acentuada nas vendas e na produção industrial em junho), o cenário de retração no PIB no segundo trimestre de 2014 é certo, devendo amanhã ser confirmado pelo IBC-Br do período. O que é pouco provável, no entanto, é que tal cenário se estenda para o terceiro trimestre, dado a recuperação da confiança do consumidor e a base de comparação muito baixa deixada pelo mês de junho, o que criará facilidades para um crescimento maior no período posterior, particularmente em julho.
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