Avanços sociais fazem Brasil superar IDH médio da América Latina
FPA Informa 178 – Avanços sociais fazem Brasil superar IDH médio da América Latina
178
24 de julho de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Avanços sociais fazem Brasil superar IDH médio da América Latina: Segundo estudo feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil melhorou seu índice de desenvolvimento humano (IDH) e alcançou a casa dos 0,744 ponto, em uma escala que vai de zero até um, onde quanto mais alta a nota, melhor colocado estará o país. Com este resultado, o Brasil se encontra entre os países com desenvolvimento humano alto, superando o IDH médio da América Latina, e ficando atrás apenas da Rússia dentre os países que compõe os BRICS. Os principais avanços brasileiros observados na pesquisa dizem respeito ao aumento da renda e da expectativa de vida da população, que agora alcança 73,9 anos. Segundo Andréa Bolzon, coordenadora do Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, o país avançou em todas as áreas medidas no IDH (saúde, educação e renda), mas as melhorias na área de educação só serão captadas em pesquisas posteriores, quando as bases de dados estiverem atualizadas.
Comentário: O avanço do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano é apenas mais uma prova do efeito positivo das políticas sociais e econômicas dos últimos anos, que ampliaram o emprego e a renda, além de promover avanços significativos nas áreas de educação e saúde, com ampliação dos investimentos nestes setores. Ainda há, entretanto, muitos desafios para o avanço social no país, particularmente no que diz respeito à redução da disparidade de renda (que ainda é ponto mais fraco do país e que prejudica sua avaliação, apesar da melhoria no índice de Gini nos últimos dez anos) e na melhoria dos serviços públicos. Deste ponto de vista, qualquer proposta contracionista, que implique em redução da renda, do emprego, piora na distribuição da renda e da riqueza e redução dos investimentos públicos, vai na contramão do avanço social exemplar experimentado pelo Brasil na última década. Apenas uma política econômica comprometida com o avanço social e a manutenção do emprego e da renda dará conta de manter o país no rumo do desenvolvimento econômico socialmente equilibrado, com ampliação de direitos e de oportunidades.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
Desemprego/Brasil
9h
IBGE
PMI/Europa e EUA
22h
Markit
Análise: Guilherme Mello, Economista
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.