Um dos mais importantes documentos a denunciar, ainda em 1971, as torturas praticadas a partir da ditadura de 1964 ganha edição nacional no próximo dia 24

Parte da série de eventos e lançamentos do especial 50 Anos do Golpe de 1964, a FPA lança no próximo dia 24, em São Paulo, o livro Pau de Arara: A violência militar no Brasil, de Bernardo Kucinski e Ítalo Tronca, um dos primeiros documentos a denunciar, no exterior, a violação de direitos humanos no Brasil a partir ditadura de 1964.

Lançado na França, em 1970, e posteriormente no México, em 1972, Pau de Arara ganha sua primeira edição brasileira. A obra é dividida em duas partes: uma análise da realidade socioeconômica brasileira e do histórico de articulação entre os militares e o poder político no Brasil; e uma compilação de documentos relativos às violações dos direitos humanos que ocorriam desde o início da ditadura instaurada em 1964 no país.

FPA lança o livro 'Pau de Arara' em São Paulo

A edição brasileira apresenta, ainda, entrevistas, imagens e informações sobre os jornalistas e escritores Bernardo Kucinski, ex-professor da USP, Ítalo Tronca, ex-professor da Unicamp, e Eduardo Merlino, jornalista assassinado em 1971 no DOI-Codi, em São Paulo, homenageando, assim, os responsáveis pela obra, cuja autoria foi ocultada nas edições anteriores em virtude dos riscos que corriam à época ao reunir e publicar tais denúncias.

O especial
No hotsite 50 Anos do Golpe de 1964 é possível acessar, na íntegra, a revista Perseu Especial: 1964-2014 – Cinquentenário do Golpe (veja abaixo), que, além de artigos, traz uma série de documentos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, produzidos pelos órgãos de vigilância da ditadura sobre as atividades do então nascente Partido dos Trabalhadores. No site, há também notícias, artigos e ainda imagens do período, pertencentes ao acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda, além de depoimentos em vídeo de homens e mulheres que lutaram contra a repressão.

Lançamento
Pau de Arara: A violência militar no Brasil
de Bernardo Kucinski e Ítalo Tronca
24 de abril, às 19h
Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (Rua Rego Freitas, 530, São Paulo)

 – EFPA e Expressão Popular lançam Combate nas Trevas

 – Revista Perseu: 1964-2014 – Cinquentenário do Golpe