Pesquisa Públicos de Cultura será lançada dia 9 de abril
Fruto de parceria com Sesc, FPA apresenta pesquisa sobre públicos de cultura
A Cultura ocupa um significativo espaço em qualquer discussão sobre a sociedade brasileira. Ela está presente nos debates sobre a formação histórica do país e nas mais diferentes abordagens da atualidade. Por vezes é responsabilizada pela diversidade de manifestações e em outros setores carece de análise.
Por seus vários significados e amplo espectro de ramificações sociais, a Cultura é um tema que desperta inúmeras hipóteses e especulações mas carece de dados objetivos, sobre o sua produção e consumo.
A pesquisa Públicos de Cultura teve como propósito produzir uma ampla investigação sobre os hábitos e práticas culturais do público brasileiro. É uma sondagem nacional sobre as escolhas, comportamento e acesso que pode alimentar as discussões sobre o tema.
Públicos de Cultura é uma pesquisa realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Fundação Perseu Abramo por meio de 2 mil e quatrocentas entrevistas em 139 municípios. Conheça o hotsite produzido pelo Sesc sobre a pesquisa.
Com os dados coletados em 25 estados, o Sesc e a Fundação Perseu Abramo pretendem municiar pesquisadores, produtores culturais e estudantes com um significante número de dados que permitam a reflexão e intervenção nas suas áreas de atuação.
Joaquim Soriano, diretor da Fundação Perseu Abramo, e Gustavo Venturi, do NEOP da FPA, participaram do lançamento em São Paulo.
Serviço
Lançamento Pesquisa Públicos de Cultura
Dia 9 de abril, 10 horas
Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros)
Transmissão ao vivo
Ficha técnica
UNIVERSO
População brasileira (16 anos e mais), residente nas áreas urbanas.
TÉCNICA
Survey nacional. Amostragem probabilística nos primeiros estágios (sorteio dos municípios, dos setores censitários, dos quarteirões e dos domicílios), combinada com controle de cotas de sexo e idade para a seleção dos indivíduos (estágio final).
AMOSTRA
2.400 entrevistas, com distribuição geográfica em 139 municípios em área urbana de 25 estados, das cinco regiões que compõem o país (Sudeste, Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste), estratificada por localização do domicílio (capitais, regiões metropolitanas e interior) e pelo porte dos municípios (divisão em tercis regionais: pequenos, médios e grandes)
ABORDAGEM
Aplicação de questionário estruturado em entrevistas pessoais e domiciliares (tempo médio de 45 minutos/ entrevista). A amostra foi dividida em duas sub-amostras espelhadas, aplicando-se a cada uma um questionário específico (A ou B), sendo parte das perguntas comum a ambos, outra parte com perguntas diferentes.
MARGENS DE ERRO
Até ± 2 pontos percentuais para os resultados com o total da amostra, até ± 3 p.p. para os resultados das perguntas apenas nas sub-amostras, ambas com intervalo de confiança de 95%.
DATA DO CAMPO
Coleta dos dados de 31 de agosto a 8 de setembro de 2013.