Conselho Curador da FPA se reúne em Brasília para avaliar 2013
Brasília sediou nesta terça-feira a reunião do Conselho Curador de balanço de 2013 e para se preparar para 2014
A Fundação Perseu Abramo (FPA) realizou nesta terça-feira, 11, a reunião do seu Conselho Curador, em Brasília. Na ocasião foram apresentados o Relatório de Atividades de 2013, o Projeto FPA para 2014-2016, a Previsão Orçamentária para 2013, o Relatório Financeiro de 2013 (com dados até novembro), e o Plano de Trabalho Anual da Escola Nacional de Formação do PT.
Hamilton Pereira, presidente do Conselho Curador da FPA, abriu a reunião e colocou em votação a aprovação da ordem do dia. destacou a importância da Fundação participar e propor ações relacionadas ao golpe militar, que em 2014 completa cinquenta anos. “A feira do livro do Distrito Federal do ano que vem irá centrar no tema do golpe. É importante a gente poder e conseguir falar com a juventude sobre um período que ela não viveu”, diz Pereira.
Na sequencia, Pereira transferiu a palavra ao presidente da FPA, Marcio Pochmann, que fez um balanço das atividades realizadas pela Fundação em 2013, e um rápido prognóstico dos desafios a serem enfrentados tanto pela FPA quanto pelo Partido dos Trabalhadores em 2014, ano em que haverá a realização da Copa do Mundo e de eleição.
Reunião em Brasília debateu as ações da FPA em 2014
Sobre 2013 Pochmann citou: a realização dos seminários sobre os dez anos de governos democráticos e populares no Brasil, o curso de pós graduação em gestão pública (com duas turmas em andamento), o investimento em disseminação do conteúdo produzido, e a realização do I Fórum FPA 2013: Ideias para o Brasil, organizado pela FPA em parceria com o PT. “Para 2014 precisamos reafirmar os temas econômicos, sobre a infraestrutura e também os debates sobre questões culturais e de valores conservadores. A FPA precisa avançar mais, com mais dinamismo e presença nacional”, anunciou
Iole Ilíada, vice-presidenta da FPA, reforçou os desafios a serem enfrentados pela Fundação e pelo Partido, destacou que “não existe dicotomia entre disputar votos e disputar ideias. Primeiro, porque ideias ganham votos. Depois, porque de nada adianta ganhar votos se não ganharmos também o debate de ideias na sociedade porque nesse caso corremos o risco de, mesmo vencendo as eleições, não conseguir implementar nosso projeto. Assim, em 2014 o PT precisa fazer as duas coisas: disputar votos e ideias”.
A diretora da FPA, Fátima Cleide, falou sobre a importância das direções estarem junto aos petistas, “como fez o presidente do Conselho, Hamilton Pereira, ao participar e apoiar o acampamento da militância em apoio aos presos da ação penal 470”. Cleide também reafirmou a necessidade de descentralização das atividades da Fundação, apresentada no plano, e citou as conferências realizadas na Amazônia, com apoio da FPA, que no passado ajudaram o PT a “ter vitórias eleitorais em vários locais da região porque foram também momentos de debater programa de governo”.
Luciana Mandelli, diretora da FPA, reforçou a necessidade de mobilização do partido e da Fundação na aproximação com a juventude brasileira, e salientou projetos a serem desenvolvidos em 2014 “avaliando os legados que a Copa vai deixar, especialmente relacionados à mobilidade urbana”. Luciana também enfatizou a necessidade de a Fundação participar dos debates e avaliações sobre os 50 anos do golpe militar de 1964, que acontecerão no ano que vem.
O diretor financeiro da FPA, Artur Henrique, encerrou a reunião apresentando o relatório financeiro de 2013 e a previsão orçamentária para o próximo ano.
Na reunião também estiveram presentes Selma Rocha, Fátima Cleide, Cida Perez, Flávio Jorge, Gleber Naime, Laisy Molieri, Tino Lourenço, Angelo D’Agotini, Helena Abramo e Emiliano José, além de Elói Pietá e Gilney Viana, que apresentaram suas preocupações sobre o cenário para o Brasil para 2014, assim como propostas de ação para o período que se avizinha.
O secretário de Juventude do PT, Jefferson Lima e a secretária de Combate ao Racismo, Cida Abreu, respectivamente, também participaram da reunião, e destacaram as ações de suas áreas nos temas propostos, e de perspectivas de atuação conjunta das secretarias, FPA e PT.