PT lamenta perda de Marcelo Déda, governador de Sergipe
Fundador do PT, Déda teve uma trajetória política vitoriosa, tendo sido deputado estadual, deputado federal, prefeito de Aracaju e governador do estado
Faleceu na madrugada desta segunda-feira, 2, em São Paulo, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT).
Ele tinha 53 anos e há quatro anos lutava contra um câncer gastrointestinal há quatro anos e estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 27 de maio com dificuldades para se alimentar.
Marcelo Déda Chagas nasceu no município de Simão Dias, extremo oeste do estado de Sergipe, em 11 de março de 1960. Advogado formado pela Universidade Federal de Sergipe, Marcelo Déda começou a sua militância na política desde a década de 70, nos movimentos secundaristas.
Militante do PT desde a fundação, ele começou a sua trajetória política em 1982, na primeira eleição do Partido, quando foi lançado candidato a deputado estadual com apenas 22 anos e obteve 300 votos. Em 1985 disputou e perdeu a Prefeitura de Aracaju, mas apenas um anos depois, nas eleições de 1986, foi eleito deputado estadual com mais de 30 mil votos.
Em 1994 foi eleito deputado federal, sendo reeleito na Câmara dos Deputados em 98.
Em 2000, Déda conquistou a Prefeitura de Aracaju sendo reeleito em 2004. Em 2006, ele deixou o cargo de prefeito para disputar e ganhar o governo de Sergipe. Nas eleições de 2010 ele foi reeleito.
O corpo do governador será velado no Palácio-Museu Olímpio Campos. O Governo do Estado anunciará em breve o horário do velório, que será aberto à população, para que familiares e sergipanos deem o último adeus ao governador.
(Portal do PT)