Na primeira etapa, o ciclo recebeu as contribuições do cientista político, professor da USP e jornalista, Andre Singer, além dos professores da UFJF, Jessé de Souza, da UFRJ, Giuseppe Cocco, debatendo as mudanças vivenciadas pela população brasileira nos últimos dez anos no Brasil.

 

A Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Fundação Friedrich Ebert (FES) realizam na próxima quinta-feira, 8 de agosto, a partir das 9h30, mais um debate sobre Classes Sociais. Marilena Chaui, filósofa e professora aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP é a convidada para iniciar o segundo ciclo que abre esse semestre.

A primeira etapa de debates sobre as Classes Sociais recebeu as contribuições do cientista político, professor da Universidade de São Paulo (USP) e jornalista Andre Singer, comentando o fenômeno Lulismo e seus aspectos para o desenvolvimento das classes sociais no Brasil; e Jessé de Souza, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, abordando Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora?, publicação de sua autoria que debate as transformações na sociedade brasileira dos últimos dez anos. 

Gustavo Venturi e Vilma Bokany, do Núcleo de Estudos e Opinião Pública da FPA, também participaram do ciclo apresentando a pesquisa sobre as novas classes trabalhadoras.

Giuseppe Cocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, encerrou o primeiro ciclo de debates do primeiro semestre com o tema de “A nova composição do trabalho metropolitano”.

Embora os encontros não sejam abertos ao público, são transmitidos ao vivo pela internet e podem ser acompanhados pela tevêFPA.

Acesse aqui a contribuição da filósofa: “Nova classe trabalhadora: enigmas?”