A Fundação em 2011 – inúmeros debates, lançamentos, Teoria e debate online e a consolidação da Escola Nacional de Formação
Os 15 anos de atividades da Fundação Perseu Abramo permearam todas as ações empreendidas durante o ano. Foram realizados debates sobre modelo de desenvolvimento e os desafios para o país, a crise, a reforma política, e a conjuntura nacional e internacional. A forte articulação com fundações de outros partidos e movimentos sociais também marcou os debates sobre reforma política e a crise. Inovações como a revista Teoria e Debate online e a consolidação da Escola Nacional de Formação merecem destaque. Conheça as iniciativas, debates e publicaçõesda Fundação Perseu Abramo em 2011:
Debates sobre o Brasil
Durante todo o ano foram realizadas inúmeras ações como seminários e atos para debater temas como Desenvolvimento, Reforma Política, conjuntura nacional e internacional, entre outros. Também merece destaque a participação da FPA no Congresso Extraordinário do PT, em Brasília. Veja, por temas, o que foi discutido em 2011:
– Ciclo de debates “Brasil hoje e suas perspectivas” – com a participação de economistas, sociólogos e gestores públicos, nos debates foram lançados os livros das coleções “2003-2010 – O Brasil em transformação” e “Brasil em debate” – realizado em 11 capitais (Aracaju, Salvador, Goiânia, Manaus, Rio Branco, Recife, Belém, Porto Alegre, João Pessoa, Fortaleza e Macapá) e em Juiz de Fora (MG).
– Reforma política – entre os eventos promovidos, estão a reunião com intelectuais sobre reforma política, em São Paulo, o seminário "Mulheres e Reforma Política", em Brasília, e o debate "Reforma Política", com o Diretório Estadual do PT/Alagoas, em Maceió. A FPA também participou de inúmeros eventos sobre o tema, como o ato pela Reforma Política e o relançamento da Frente Parlamentar pela Reforma Política (ambos na Câmara dos Deputados, em Brasília) e o lançamento oficial no Congresso Nacional da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política.
– Debates sobre conjuntura nacional e internacional – Realização do ciclo sobre políticas públicas "Saúde e desenvolvimento econômico", com apoio da FPA, em São José dos Campos (SP), e o seminário "A Crise no Capitalismo e o Desenvolvimento do Brasil", no Rio de Janeiro (RJ). Foi constituído, ainda, o Grupo de Conjuntura, com a participação de intelectuais ligados ao PT para subsidiar os debates do Diretório Nacional.
Debates internacionais e participação da FPA nos fóruns internacionais
A FPA promoveu, em parceria com a Fundação Mauricio Grabois e a FES, o seminário internacional "Os governos de esquerda e progressistas da América Latina e Caribe: balanço e perspectivas". A Fundação também promoveu atividade no Fórum Social Mundial Dacar (Senegal). Durante o ano, a FPA participou dos eventos: XVI Encontro do Foro São Paulo (FSP); 3ª Oficina de Fundações de Partidos do FSP, em Manágua (Nicarágua); seminário "Redefiniendo lo posible: alternativas para un desarrollo con justicia social en América Latina", organizado pela FES Regional e rede de Fundações Progressistas do Cone Sul, em Montevidéu; Ciclo de debates "A Realidade Cubana – Atualização do modelo econômico cubano", em parceira com a Fundação Mauricio Grabois (São Paulo); "Seminario Internacional Brasil, América Latina y la Unión Europea: Retos y oportunidades en la Globalización" Porto Alegre; oficina sobre questões ambientais e mudanças climáticas, Chile; e VI Foro Anual del Progresismo – El progresismo en tiempos de crisis de representación, Chile.
Escola Nacional de Formação
A Escola Nacional de Formação realizou 24 Oficinas estaduais para Gestores da Política de Formação; foi dado início à Jornada Nacional sobre Feminismo e Organização das Mulheres Petistas em conjunto com a Secretaria Nacional de Mulheres (PT). Ao mesmo tempo, construiu com a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (PT), os eixos para a Jornada Nacional de Combate ao Racismo. Também foi realizada a oficina sobre metodologia de formação partidária, em São Paulo, no âmbito do Foro de São Paulo. Ao longo de 2012, a ENF se dedicou à preparação do Curso para Candidatos às eleições de 2012, em parceria com a Executiva Nacional do PT.
Veja mais em www.enfpt.org.br
Pesquisas de opinião pública
Duas pesquisas realizadas pela Fundação Perseu Abramo foram apresentadas ao público neste ano: "Mulheres Brasileiras nos espaços público e privado" (realizada em parceria com o SESC) e lançada em São Paulo; e "Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública" (realizada em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo), lançada na Câmara dos Deputados, juntamente com a Frente Parlamentar em Apoio aos Povos Indígenas. As pesquisas estão sendo divulgadas em seminários específicos, confira:
– Pesquisa" Mulheres brasileiras"/Apresentações: Vitória; Recife, Fortaleza, São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Belo Horizonte e Campinas. A pesquisa "Mulheres brasileiras" também foi apresentada para as bancadas femininas da Câmara dos Deputados, em Brasília e da Assembleia Legislativa de Recife.
– Pesquisa "Indígenas no Brasil"/Apresentações: na UDESC e na FUNAI de SC, em Florianópolis; Roda de conversa sobre pesquisa indígenas, na PUC/SP; São Paulo; no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo.
Editora Fundação Perseu Abramo
Em 2011 lançamentos diversos marcaram a produção editoral da EFPA e eventos de debates com autores e autógrafos foram promovidos em diferentes partes do Brasil. Conheça os títulos da Editora aqui (www.efpa.com.br)
Lançamentos
– "As políticas Culturais e o Governo Lula" (5º volume da coleção "Brasil em Debate"), de Albino Rubim – lançamentos em Brasília, Belo Horizonte, Salvador, João Pessoa, São Paulo e São Carlos (SP).
– "A Criação de um novo Futuro na Educação, Cultura, Ciência & Tecnologia, Esportes e Juventude", organizado por Elói Pietá e Glauco Faria. É o 5º volume da coleção Brasil 2003-2010 em Brasília.
– "A Classe Operária tem dois sexos – Trabalho, dominação e resistência", de Beth Lobo, São Paulo. Sérgio Buarque de Holanda – escritos coligidos (2 volumes), de Marcos Costa (org.), coedição com a Editora da Unesp, em São Paulo.
– "Diversidade sexual e homofobia no Brasil", organizado por Gustavo Venturi e Vilma Bokany, em São Paulo e Belo Horizonte.
– "Revista Perseu nº 6", do Centro de Memória Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo.
– "Comunicação e Cultura: as ideias de Paulo Freire", de Venício A. Lima, em Brasília.
– "O Escravismo Colonial", de Jacob Gorender, em São Paulo.
Participação da EFPA em eventos:
2º Salão do Livro de Guarulhos; Feira de Livros do XXVI Encontro Nacional da ANPUH São Paulo; V Feira do Livro da Unifesp de Guarulhos; bienais do Livro de Pernambuco e da Bahia; 35º Encontro da ANPOCS em Caxambu (MG); II Conferência do Desenvolvimento (CODE) Brasília; Primaveras dos livros do Rio de Janeiro e de Osasco; e 13ª Festa do Livro da USP, São Paulo.
Revista Teoria e Debate online
A partir de setembro a revista Teoria e Debate passou a ser publicada na internet com atualizações semanais, design renovado, aplicação de colunas e áreas de textos e recursos multimídia. Conheça a revista em www.teoriaedebate.org.br
Homenagem
O centenário de Lélia Abramo foi lembrado em ato organizado pela Funarte, com apoio da Fundação Perseu Abramo, São Paulo.