Organizações lançam relatório sobre os direitos humanos no Brasil
Lançamento em São Paulo, nesta quinta, 8, terá homenagem ao Povo Guarani-Kaiowá, vítima de massacre no MS
Nesta quinta (8/12), será lançada a 12ª edição do Relatório de Direitos Humanos da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. O documento foi elaborado com mais de 30 organizações e apresenta a situação do país no que diz respeito ao trabalho, educação, habitação, política agrária, segurança pública, indígenas, mulheres, negros e quilombolas, entre outros.
O lançamento será no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, que fica na Rua Doutor Vila Nova, nº 245, a partir das 18h. Com fotos de João Ripper, o documento conta com artigos de representantes do Dieese, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (RJ), de pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva do Mato Grosso (UFMT) e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), além de juízes da Associação Juízes para Democracia e da Federação de Associações de Juízes para a Democracia da América Latina.
Na ocasião, haverá a participação do grupo de música clássica árabe Andaluza e homenagem e voz ao Povo Guarani Kaiowá. Vale lembrar, que nesta semana ocorreram várias atividades em Defesa da Terra, Vida e Futuro dos Guarani-Kaiowá. No dia 18 de novembro, o cacique e líder espiritual da etnia Nisio Gomes foi executado por pistoleiros. Cerca de 40 homens armados invadiram a comunidade e executaram o cacique com tiros de calibre 12 na frente do seu filho, segundo relatos há mais mortos, feridos e desaparecidos no Mato Grosso do Sul.
Saiba mais: