COMITÊ SUPRAPARTIDÁRIO vem a público manifestar-se:

1. Um entusiasmo pela magnífica mobilização popular que hoje constitui um fato histórico irreversível no processo das conquistas democráticas da nação, mobilização que representará o grande impulso que há de, imediatamente, orientar o trabalho parlamentar destinado a conduzir à adoção de projetos que assegurem o objetivo fundamental da campanha: a conquista de Eleições Diretas Já para Presidente da República.

2. O reconhecimento da plena solidariedade recebida de parlamentares pertencentes ao PDS, cuja atuação na discussão e votação do projeto foi da maior importância, somando-se à unanimidade das bancadas dos partidos de oposição, assim como a expectativa de outros significativos segmentos daquele partido venham a integrar o movimento pelas Diretas, que corresponde ao respeito pelo mandato recebido de seu eleitorado e a seu próprio programa partidário, sobrepondo-se, assim, ao terror que o arbítrio governamental, possa novamente impor através de atos atribilários [sic] como os que caracterizaram as medidas de emergência ora vigentes, fator de coação irresistível sobre parlamentares, que criou clima de verdadeira intervenção da autonomia do poder legislativo.

3. A confiança dos comitês regionais, como os partidos e entidades civis, que os compõe [sic] permanecem unidos e integrados na luta comum que junto iniciaram e juntos conduziram pela aprovação do substitutivo que as oposições apresentarão à proposta de emenda do Governo no sentido de assegurar a realização das eleições diretas, não em 88, como propõe o Executivo, porém já como quer o povo brasileiro.

4. A reafirmação de que a luta que o povo brasileiro desencadeou e o comitê representa continuará com vigor redobrado, isento às especulações que se possam fazer em contrário; luta que só cessará com a vitória.

COMITÊ SUPRAPARTIDÁRIO

Brasília, 26 de abril de 1984