A Fundação Perseu Abramo (FPA), juntamente com parceiros, realiza em abril dois seminários para debater temas relacionados à Amazônia.  O primeiro deles, previsto para os dias 14 e 15, em Belém, é o  seminário internacional "A integração sul-americana e os desafios políticos e sócio-ambientais da Pan-Amazônia", promovido pela FPA, pela Fundação Friedrich Ebert (FES) e pelo Partido dos Trabalhadores. Está prevista a participação de representantes dos países da região amazônica (Bolívia, Colômbia, Brasil, Equador, Peru, Venezuela, Suriname e Guianas). A delegação brasileira será formada por representantes de movimentos sociais, dirigentes governamentais, intelectuais progressistas, dirigentes do PT Nacional e dos estados da região Norte, além de representantes da FES e da FPA.

Este seminário tem como objetivo a promoção do debate sobre a integração da América do Sul com enfoque na Região Pan-Amazônica, em uma reflexão que leve em conta suas características, suas potencialidades, seus problemas, desafios e perspectivas, reunindo para esse fim representantes de governos progressistas, partidos de esquerda, movimentos sociais e intelectuais especialistas dos países que a conformam.

O segundo evento, é o seminário "Amazônia: caminhos para o desenvolvimento econômico, social e sustentável com a inclusão do seu povo", organizado pela FPA, em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Conselho Nacional das Populações Extativistas – CNS e o Partidos dos Trabalhadores (PT). O seminário, previsto para os dias 15, 16 e 17 de abril, em Belém, terá a participação de especialistas e representantes do movimento sindical. Entre os temas a serem debatidos estão: ordenamento territorial e gestão ambiental; produção sustentável com inovação e competitividade; implantação de infraestrutura para o desenvolvimento sustentável; inclusão social e cidadania.

Participam do seminário dirigentes nacionais do PT, dirigentes e lideranças estaduais do PT dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; dirigentes e lideranças da CUT e do CNS; parlamentares, prefeitos e governadores do PT; e lideranças petistas dos movimentos sociais. Todos os participantes do seminário foram indicados pelos organizadores.

 

Leia abaixo uma seleção do Portal FPA sobre a questão amazônica:

 

Artigo

 

***

Entrevista

Entrevista com Carlos Minc, por Emiliano José e Rose Spina. Originalmente publicada em Teoria e Debate nº 84 (setembro/outubro 2009).

 

***

Documentos – Conferência da Amazônia

  • Carta de Belém – Primeira Conferência da Amazônia (06, 07 e 08 de julho de 2000)
  • Carta de Macapá – II Conferência da Amazônia (28 a 30 de novembro de 2001)

 

***

Documento – Programa de governo de 2002 

 

***


Documento – II Fórum do PT da Amazônia (Manaus, 10 e 11 de abril de 2003)

***

 

Projetos e iniciativas


Publicado dia 30/03/2010. Atualizado em 08/04/2010, às 17h00