1ª Etapa da Jornada Nacional de Formação tem participação de 700 formadores/as
A Etapa Preparatória Regional da 1ª JORNADA DE FORMAÇÃO já cobriu quase todo Brasil. Até o momento participaram 700 pessoas entre dirigentes estaduais e municipais, formadores/as, militantes e filiados/as. Todos os estados das regiões sul, norte (exceto Rondônia), nordeste, centro-oeste e a capital de São Paulo realizaram o curso preparatório e vários estados preparam as etapas estaduais ainda antes do PED.
A meta de participação na Jornada Nacional é de 100 mil filiados/as até final de março de 2010. Diante do entusiasmo com que os/as participantes têm saído dos cursos é possível antever que haverá forte mobilização para sua realização em cada município. Por essa razão, será muito importante o empenho e o compromisso das direções estaduais e municipais na organização das próximas etapas.
O grande interesse dos/as participantes pelos conteúdos apresentados, especialmente no que se refere à construção do pensamento do PT, (aspectos centrais das resoluções dos congressos e encontros), mostrou o quanto é importante ser evidenciado o processo de formulação do partido para que os/as filiados/as e militantes possam se apropriar do patrimônio teórico-prático produzido. Essa produção deve ser o ponto de partida para a reflexão e a elaboração política.
Nos cursos estabeleceu-se uma dinâmica intensa movida também pelas diferentes experiências dos/as participantes no PT uma vez que em todas as atividades regionais havia filiados/as que estão no partido desde a fundação até aqueles/aquelas que ingressaram há um ano.
Em poucas semanas estará em atividade a rede constituída pelos/pelas formadores/as que realizarão os cursos em nível local. Todos/todas aqueles/aquelas que participaram da etapa preparatória regional e estadual receberão o CD (com as apresentações, a linha do tempo, as resoluções do partido e os filmes) e os cadernos referentes aos módulos 1, 2 e 3 bem como a declaração de participação no curso.
A JORNADA DE FORMAÇÃO está em pleno movimento estimulando que o partido se organize para retomar a formação. Nos próximos meses o fortalecimento ou instituição dos coletivos estaduais e municipais de formação serão fundamentais para que seja possível preservar a memória das experiências realizadas e garantir a continuidade do trabalho depois de eleitas as direções do PT em todos os níveis e definidos/as os/as responsáveis por cada área. Esse ambiente ajudará a consolidar a Escola Nacional. Para informações adicionais, entre em contato com [email protected]