Primavera dos Livros: edição 2009 acontece sem patrocínio da Secretaria da Educação de SP
A 14ª Primavera dos Livros não receberá a verba de R$ 60 mil prometida pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo. O corte foi comunicado à diretoria da LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) – organizadora do evento – no dia 13/08, por meio de ofício subscrito pelo secretário da Educação, Alexandre Alves Schneider. Apesar do cancelamento da verba, o evento será realizado entre os dias 10 e 13 de setembro em S.Paulo.
A presidente eleita da Liga, Cristina Fernandes Warth, encaminhou carta aos editores filiados comunicando o recuo da Secretaria e enfatizando o protesto contra essa decisão às vésperas da abertura do evento (confira a carta aqui).
Esta 14ª Edição será realizada no Centro Cultural Vergueiro, com a exposição de 7 mil títulos que serão vendidos a preços promocionais – com descontos que variam de 10% a 40%. Atividades sobre a leitura também estão programadas, principalmente para as crianças, com oficinas, saraus, contação de histórias, entre outras. A entrada é livre. Criada em 2001, a Primavera é realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro e tem registrado média de 25 mil visitantes por edição.
O principal objetivo das editoras associadas à LIBRE é o de promover o encontro entre editores, autores, ilustradores, tradutores, educadores, mediadores de leitura, livreiros, distribuidores e público-leitor num evento aberto para a troca de ideias.
A Editora Fundação Perseu Abramo participa ativamente da Libre desde
sua constituição, em 2002, segundo Rogério Chaves, seu coordenador editorial. Para ele, "a Primavera dos Livros é um evento muito
legal, gratuito e acessível, pois acontece em São Paulo no Centro
Cultural Vergueiro e no Rio de Janeiro, no jardim do Museu da República.
Ela traz a marca dos editores independentes, com exposição democrática
dos livros produzidos pelas associadas e defesa inconteste da
bibliodiversidade".