Participantes do encontro realizado em Florianópolis já saíram com datas marcadas para os encontros estaduais. Nos dias 17, 18 e 19 será realizado o evento em Manaus, com formadores e formadoras do Amazonas e de Roraima. E a partir de 7 de agosto estão previstos os encontros dos demais estados.

Participantes do encontro realizado em Florianópolis já saíram com datas marcadas para os encontros estaduais. Nos dias 17, 18 e 19 será realizado o evento em Manaus, com formadores e formadoras do Amazonas e de Roraima. E a partir de 7 de agosto estão previstos os encontros dos demais estados.

A Jornada de Formação Nacional foi iniciada no último final de semana (10 a 12 de julho), em Florianópolis, com a participação de 93 formadores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, e deve atingir todo o país.

Os participantes do curso de Florianópolis ao se inserirem na linha do tempo da construção do PT e indicando o ano de filiação ao partido, demonstraram que o grupo era formado por 30 petistas filiados na década de 1980, 27 na década de 1990 e 24 a partir dos 2000. Importante também foi a diversidade de gerações presentes, mesclando aqueles que tinham fundado o partido com aqueles que, neste tempo, ainda não tinham nascido. Isso contribuiu para que a troca de experiências tenha sido avaliada como um dos pontos positivos do curso.

Com metodologia direcionada aos formadores que deverão realizar a Jornada em nível local, os conteúdos foram desenvolvidos em três módulos que compreendem os elementos da história do PT e de suas resoluções, o projeto nacional e a política internacional do PT, e mais a articulação do projeto nacional, projetos regionais e locais e a luta pela hegemonia no país.

 

Detalhe do evento em Florianópolis (Foto: Assessoria de comunicação PT/SC)

 

Foram três dias de atividades, com muita participação e expectativas positivas no impulso da formação política iniciada pela Jornada. O curso contou com a participação do secretário Nacional de Formação Política, Carlos Henrique Árabe e da diretora da Fundação Perseu Abramo, Selma Rocha; os secretários e secretárias estaduais de formação estiveram envolvidos/as todo o tempo e fizeram importantes colocações sobre o compromisso da continuidade de formação. Para selar este compromisso, os três estados saíram de Florianópolis com as datas marcadas para a realização da segunda etapa – estadual – para construir os cursos municipais, e também com um esboço sobre seu desenvolvimento.

A Jornada Nacional de Formação

Esta primeira etapa da Jornada é considerada o momento preparatório para que os diretórios regionais e os formadores organizem e planejem as etapas posteriores que são os cursos estaduais, que devem reunir maior número de formadores do estado e, logo em seguida a Jornada propriamente dita que são os cursos de formação nos municípios.

O curso, realizado em conjunto com a Secretaria Nacional de Formação Política e a Fundação Perseu Abramo, está ancorado em áreas de conteúdos que irão propiciar ao militantes a oportunidade de conhecer e reconhecer as condições históricas do nascimento do partido, seu processo de construção e as políticas e diretrizes que definem hoje o Projeto Nacional do PT, desde o ponto de vista socialista e democrático. Está presente também o âmbito da política internacional estimulando os participantes que compreendam de forma crítica as relações internacionais do PT e as experiências da esquerda mundial, especialmente de nosso continente. E, apontando para o futuro, com os pés no presente, será discutida a articulação do Projeto Nacional, os Projetos Regionais e Locais com vistas ao fortalecimento do PT e a luta pela hegemonia no país.

A interação conteúdo e metodologia se fará assentada na concepção metodológica definida pelo 3º Congresso, ou seja, que a formação política seja realizada a partir da mediação entre os conhecimentos e experiências dos (as) militantes e os conhecimentos que se pretende que eles (elas ) se apropriem. Portanto, os conteúdos e a organização dos cursos devem permitir a interação com as experiências políticas e intelectuais – individuais e coletivas – dos/as participantes.

Os cursos serão executados com a participação de membros da Direção Nacional, militantes históricos, ministros, petistas que estejam no Legislativo ou Executivo de todas as instâncias, além da equipe de formadores da Fundação Perseu Abramo e da SNFP.

 

Cadastro Nacional de Formadores: inscrições estão abertas

Está sendo construído Cadastro Nacional de Formadores e todos os militantes formadores precisam inscrever-se, informando dados pessoais e sua experiência na área.

Candidatos a formadores têm de ser filiados ao partido e possuir senha de acesso à Comunidade PT. Se você ainda não tem esta senha, clique aqui.

Para inscrever-se no Cadastro Nacional de Formadores, clique aqui e preencha a ficha eletrônica.