Mais de dois mil participam dos debates da FPA no Fórum Social Mundial
Durante o Fórum Social Mundial, a Fundação Perseu Abramo promoveu seis eventos que reuniram mais de dois mil participantes. Entre os temas tratados estavam a crise internacional e a integração latino-americana, o governo Lula e suas perspectivas, a Amazônia, a participação da mulher na política, a homofobia no Brasil e o trabalho de preservação da memória. Abaixo, um pequeno resumo das atividades. Em cada uma delas há um link que levará à cobertura dos eventos.
Pesquisa da FPA e Rosa Luxemburgo mapeia a homofobia no Brasil – 31/01
Produzida pela Fundação Perseu Abramo e pela a Fundação Rosa Luxemburgo, a pesquisa “Diversidade sexual e homofobia no Brasil, intolerância e respeito às diferenças sexuais nos espaços público e privado” constatou um alto grau de homofobia no país. 24% dos entrevistados no Brasil disseram ter preconceito contra a população LGBT, percentual muito maior do que o esperado pelos coordenadores da pesquisa. Os resultados da primeira etapa do estudo foram apresentados no Fórum e apontam para um longo caminho para o combate ao preconceito.
Saiba mais sobre o evento clicando aqui.
—
Seminário analisa crise e a integração solidária da America Latina – dia 31/1
Realizado em conjunto com a Fundação Mauricio Grabois, teve a participação do venezuelano Filinto Durán, deputado do Parlamento Latino-Americano; do embaixador representante especial para a integração e a participação social do Ministério das Relações Exteriores da Argentina Oscar Laborde; secretário de Relações Internacionais da CUT João Felício; do representante do grupo Comuna e colaborador do governo da Bolívia Oscar Vega; do secretário de Relações Internacionais do PCdoB José Reinaldo Carvalho; do senador pela Frente Ampla do Uruguai Carlos Baraibar; do secretário de Relações Internacionais do PT Valter Pomar, e Hector Franginals, membro do Partido Comunista de Cuba.
Os representantes dos diferentes partidos e movimentos sociais da América Latina enfatizaram a necessidade de fortalecer a solidariedade entre os países. A situação vivida pelos países latino-americanos a partir da eleição de presidentes progressistas foi mencionada pelos palestrantes como um cenário favorável à implementação de políticas de superação do capitalismo e de combate às injustiças e à pobreza. Esse cenário foi destacado pelo senador uruguaio Carlos Baraibar, que classificou a presença no Fórum de cinco presidentes progressistas, recepcionados por uma multidão, como uma demonstração de vitalidade dos avanços sociais na região.
Saiba mais sobre o evento clicando aqui.
—
Seminário discute soberania da Amazônia – 30/01
Também parceria das fundações Perseu Abramo e Maurício Grabois, o seminário ‘Amazônia: soberania e desenvolvimento’, contou com a participação dos dirigentes das duas fundações, Nilmário Miranda e Aldo Arantes, respectivamente, do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do secretário para questões da Amazônia do PCdoB, Eron Bezerra, do ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, do secretário do Meio-Ambiente do governo do Pará, Walmir Ortega, e do secretário de Meio-Ambiente do PT, Júlio Barbosa.
Além do debate sobre as questões relacionadas à exploração dos recursos naturais, da defesa da soberania e do desenvolvimento sustentável, foram denunciadas as ameaças diárias sofridas pela Amazônia.
Saiba mais sobre o evento clicando aqui.
—
Governo Lula: Realizações e perspectivas em debate – dia 29/1
Os principais avanços do governo Lula e as metas a serem buscadas pelo próximo governo foram apresentados pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), pelo deputado federal e secretário-geral do PT José Eduardo Cardozo, pela presidente da UNE Lúcia Stumpf e pelo dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Felício. O seminário foi realizado pelas Fundações Perseu Abramo e Mauricio Grabois.
Os debatedores enfatizaram que a sociedade deve exigir dos próximos governos a manutenção e o aprofundamento das conquistas sociais do último período, seja nas áreas da Educação, da saúde, dos direitos trabalhistas, dos programas sociais, entre outros.
Saiba mais sobre o evento clicando aqui.
—
Seminário debate a participação da mulher na política – 29/1
O debate aconteceu com a participação da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, da senadora Fátima Cleide, da ministra Nilcéa Freire, e de Laisy Morière, secretária Nacional de Mulheres do PT.
Saiba mais sobre o evento clicando aqui.
—
Oficina – Memória: coisa do passado? – 29/01
Foi promovida pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo e teve cerca de 50 participantes, entre estudantes, profissionais da área de arquivo, e representantes de movimentos sociais, entre outros. Na pauta, os obstáculos encontrados para assegurar a preservação e o acesso aos documentos e materiais mantidos sob a guarda dos centros de memória, museus e outras instituições; definições relativas às técnicas de preservação e catalogação. Foram realizados exercícios de classificação de documentos.
Saiba mais sobre o evento clicando aqui.