Promovida pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo no FSM 2009, a oficina “Memória: coisa do passado?” teve a participação de cerca de 50 participantes, entre estudantes, profissionais da área de arquivo, e representantes de movimentos sociais, entre outros. Na atividade foram debatidos os obstáculos encontrados para assegurar a preservação e o acesso aos documentos e materiais mantidos sob a guarda dos centros de memória, museus e outras instituições.

As definições relativas às técnicas de preservação e catalogação estiveram entre os temas apresentados. A oficina também ofereceu aos participantes exercícios de classificação de documentos, a partir de arquivos escolhidos para exemplificar o cotidiano de instituições como partidos e sindicatos.


Participantes da oficina realizam atividades
(Fotos: Miguel Chikaoka)

Durante a oficina, representantes de sindicatos de trabalhadores enfatizaram a necessidade de um esforço para levar os projetos de preservação da memória para entidades que ainda não priorizaram a guarda e organização do seu material. Nos debates também foi discutida a necessidade de criação de mecanismos para preservar a produção digital, que já faz parte do nosso cotidiano e estaria seriamente ameaçada se conservada em mídias obsoletas — ou, em alguns casos, pela prática de descarte de arquivos.


Para informações sobre a programação da FPA no FSM 2009, clique aqui.

`