A luta pela transformação social ganhará as ruas de São Paulo no Dia de Ação e Mobilização Global com uma grande peça teatral e um ato político no centro da cidade. De forma lúdica, aliando criatividade e bom humor com sonho e esperança, centenas de agentes culturais, atores e não-atores, militantes dos movimentos sociais e populares tomarão o centro velho de São Paulo, convertido em palco.

A partir do meio-dia, quatro clãs começam a se concentrar para um grande confronto cênico, inspirado na peça “Rei Lear”, de Shakespeare. Os diretores convidados para dirigir o e evento são Dulce Muniz, Rubens Brito, Thiago Reis Vasconcelos, Marcos Pavanelli, Adailton Alves, Douglas Salgado e Calixto de Inhamuns.

Confira os clãs e os locais, vista uma roupa ou adereço identificado com a cor que melhor lhe represente na batalha por um mundo novo e participe!

IMPÉRIO (Roupas brancas): O rei decrépito e cansado quer passar o poder para a filha mais velha, provocando a ira das demais, que mobilizam seus clãs contra a decisão. Na adaptação, o rei – que terá seu clã com a cor branca – identificará o Império, a mercantilização, a desumanidade e a barbárie. Os alvos são Bush, Davos, G-8, transnacionais e demais “demônios”.
Participantes: Rede Paulista pela Democratização da Comunicação e da Cultura e jornalistas.
Concentração: Em frente à Prefeitura, viaduto do Chá com Libero Badaró.

CLÃ VERMELHO (Roupas vermelhas): As reivindicações do clã vermelho são a reforma agrária, a defesa da agricultura familiar, da integração latino-americana, da soberania energética e do aqüífero Guarani.
Participantes: Movimentos de trabalhadores rurais, organizações latino-americanas e Cebrapaz.
Concentração: Rua Direita, próximo à Praça do Patriarca.

CLÃ AZUL (Roupas azuis): No clã azul, as pautas são a defesa do emprego, dos serviços públicos, da Previdência, dos direitos sociais e trabalhistas, maior taxação dos bancos e a reforma da educação.
Participantes: CUT, CGTB, CTB, sindicatos, UNE, UBES e UMES.
Concentração: Rua Libero Badaró, próximo à avenida São João.

CLÃ AMARELO (Roupas amarelas): No clã amarelo, a luta pela moradia, Reforma Urbana, pelos direitos das mulheres e negros, contra a violência e todo tipo de discriminação, e por políticas afirmativas e de inclusão.
Participantes: MMM, UBM,CMB, União de Mulheres, Unegro, CNAB, Facesp, UMM, CMP e Sindicato dos Petroleiros.
Concentração: Em frente ao Teatro Municipal.

Horários:

12h – Concentração dos clãs;
14h – Encenação e encontrodos clãs;
15h – Ato político na Praça Ramos de Azevedo (Teatro Municipal).

`