A Fundação Perseu Abramo realizará no dia 21 de maio, às 10h, a sexta conferência da jornada do Bicentenário 1822 – 2022: Duzentos anos de luta! O tema da mesa será os “Desenvolvimento nacional e superação das desigualdades” e contará com a presença de:

José Sergio Gabrielli – Professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP).

Leda Paulani – Doutora em Teoria Econômica pelo IPE-USP, professora da FEA-USP e da pós-graduação em Economia do IPE-USP e pesquisadora do CNPq. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (2004-2008) e Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de São Paulo  (2013-2015, gestão Fernando Haddad). Em 2020, recebeu o prêmio Personalidade Econômica do Ano conferido pelo Conselho Federal de Economia.

Nádia Garcia (mediação) – Jornalista, Secretária Nacional de Juventude do PT.

Essa mesa faz parte do conjunto de atividades sobre o bicentenário da Independência do Brasil, marco oficial que se completa no dia 07 de setembro de 2022. Confira abaixo a programação completa.

CONFERÊNCIAS JÁ REALIZADAS

200 anos depois, a luta do Brasil pela soberania nacional, pela integração latino-americana e por uma nova ordem mundial. Confira o evento ocorrido em 05 de fevereiro com as presenças de Conceição Evaristo, Dilma Rousseff e Sônia Guajajara.

Independência e escravidão: a formação de um estado nacional escravista e suas permanências no Brasil contemporâneo. Confira o evento ocorrido em 19 de fevereiro, com as presenças de Wilson Mattos (Uneb), Matilde Ribeiro (Unilab), com mediação de Carol Dartora.

A participação das mulheres nas lutas pela independência e construção da nação. Confira a mesa realizada no dia 05/03, com as presenças de Heloisa Starling, Eleonora Minecucci, e mediação de Carol Dartora.

100 anos do Partido Comunista. Confira o evento ocorrido em 22 de março com as presenças de Adalberto Monteiro, Dainis Karepovs e Iole Ilíada.

Abril Vermelho: a formação do território nacional e os projetos em disputa, povos tradicionais, luta pela terra e ocupação do território. Confira o evento ocorrido em 9 de abril com as presenças de Jerry Matalawê – Pataxó, Maria Regina Celestino de Almeida, Nilson Santos e Rosa Negra.

PRÓXIMAS CONFERÊNCIAS

A luta contra o racismo: independência do Brasil e manutenção da escravidão, elementos do escravismo na estruturação da sociedade brasileira atual, arquitetura da exclusão (discutir o 13 de maio, abolição, pós-abolição, lugar do liberto na sociedade brasileira); racismo estrutural e capitalismo no Brasil atual; genocídio da juventude negra; marco temporal e os direitos dos povos originários;

100 anos do tenentismo: “Os tenentes de ontem e as Forças Armadas de hoje”;

Democracia e Estado: Debate sobre a gênese e as caraterísticas do Estado brasileiro: patrimonialismo, clientelismo, coronelismo. Forças Armadas, militarização da polícia, genocídio da juventude negra, repressão aos trabalhadores e as organizações sociais. Constituinte;

SETEMBRO: Lançamento do manifesto “Por uma nova independência”.

CURADORIA:

Elen Coutinho
Economista, diretora da Fundação Perseu Abramo e membro do Diretório Nacional do PT

Esther Bermeguy
Economista. Foi secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (2004-2011) e secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos (2012-2014). Integra o Conselho Curador da FPA

Everaldo Andrade
Professor do departamento de História e diretor do CAPH (centro de apoio a pesquisa histórica Sérgio Buarque de Holanda) da FFLCH USP. Membro da coordenação nacional do fórum Renova Andes e do setorial de Educação do PT-SP. Integra o Conselho Curador da FPA.

Iole Ilíada
Doutora em geografia humana pela USP, ex-vice-presidenta da FPA e ex-Secretária de Relações Internacionais do PT. Integra o Conselho Curador da FPA.

Penildon Silva Filho
Professor da Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação. Integra o Conselho Curador da FPA

Valter Pomar
Professor de relações internacionais na UFABC, diretor da Fundação Perseu Abramo e integrante do Diretório Nacional do PT.

Vladimir Brito
Doutor em Ciência da Informação, membro do do NAPP segurança pública e do Conselho Curador da FPA.

`